Como escrever títulos cativantes. Use essas estratégias comprovadas.

Como escrever títulos

Como escrever títulos cativantes.

O título de um post é umas das partes mais importantes do seu blog.

Ele é uma poderosa arma de marketing. É a primeira parte de seu post vista pelo seu público. E as primeiras impressões são tudo. De acordo com a Forbes, você só tem 7 segundos para causar uma boa impressão.

O título está presente nos resultados das buscas orgânicas, nas mídias sociais, nos links e nos arquivos.

É através dele que as pessoas decidem clicar ou não para ler o resto do seu post.

Seu principal objetivo é chamar a atenção das pessoas certas para lerem seu texto.

Além disso, o tráfego pode variar até 500% dependendo do seu título (fonte: Coshedule)

Sem um bom título todo seu conteúdo e trabalho ficam perdidos.

Os melhores copywriters gastam um tempo enorme e fazem muitas versões para escrever um que funcione.

Seguem dicas geniais desses copywriters sobre como escrever títulos que atraiam a atenção, cliques e vendas de ideias e produtos:

Foque seu título em ajudar ao invés de contar

O título desse post tem o objetivo de ajudar a escrever títulos que sejam cativantes. Ao invés disso, eu poderia ter somente dito a importância de escrever um bom título. Só que o interesse não seria o mesmo.

Escrever títulos que iniciem em “Como…” é uma ótima forma de ajudar a solucionar um problema que seu público tenha.

Escreva pelo menos 25 títulos para cada conteúdo que você fizer

A editora online Upworthy escreve 25 títulos diferentes para cada conteúdo que ela desenvolve antes de decidir qual deles é o melhor.

A quantidade parece um pouco insana e  improvável de ser feita, mas a Upworthy segue 8 regras para escrever os títulos:

  1. Você tem que escrever 25 títulos para cada conteúdo
  2. Você escreverá alguns títulos péssimos
  3. Assim que você ficar desesperado, você começará a pensar fora da caixa
  4. Então você TERÁ QUE ESCREVER 25 TÍTULOS
  5. A de No 24 será um horror. Então de #25 será um presente dos deuses dos títulos e fará de você uma lenda
  6. Aceite que nem todo título será perfeito
  7. Então escreva 25 títulos
  8. Com a prática você escreverá 25 em 15 minutos e só então você terá permissão para diminuir seu limite.

Sugira a melhor forma de fazer alguma coisa

Títulos de sucesso se ligam a buscas comuns e tem como alvo uma audiência.

Conteúdos começando com “A melhor forma de….” tem o potencial para tornar-se viral super rapidamente.

Dê um conselho para melhoramento

Ao invés de persuadir seus leitores para fazer alguma coisa, mostre a eles porque vale o tempo de fazer isso. Ter como objetivo as razões e motivações de seus leitores serve como base para uma mensagem poderosa.

Inclua lista de números nos títulos

As pessoas amam ver números. Isso dá a elas uma ideia da quantidade de informações que elas vão encontrar.

Veja as ideias abaixo:

Como_____em # simples passos

#___tendências para o ano___

#___que nós amamos

# mais populares formas de _____

# dicas para _____ocupados

# segredos para _____

Formule um problema e (ofereça uma solução)

É difícil formular um problema e oferecer uma solução no mesmo título.  Mas quando feito bem, essa técnica pode oferecer um impacto emocional dois em um.

Ofereça sólidas evidências para apoiar uma alegação

Não existe nada mais poderoso do que “Comprovado pela Ciência”. Ideias derivadas de pesquisa são consideradas mais acuradas, relevantes e atrativas.

O título “Os Impressionantes Benefícios da Meditação para Controlar o Estresse, Melhorar a Saúde e Alcançar a Alta Performance (Comprovados Cientificamente)” publicados no site Viver de Blog fazem parte dessa categoria. Os 2 mil compartilhamentos no Facebook comprovam isso. As pessoas consideram achados científicos confiáveis.

Compartilhe sua experiência

“O que eu aprendi…” é uma outra ótima estratégia de escrever um título.  Falar com os leitores sobre sua experiência fará com que você não só ganhe sua confiança, mas que prometa uma solução que realmente funcione.

Um exemplo seria “O que eu aprendi com o silêncio” publicado no site Papo de Homem. Os mais de 2,9 mil curtidas comprovam sua eficácia.

Conheça sua audiência

Tenha certeza que você conhece sua audiência e entende quais são seus interesses. Há uma série de formas de fazer isso: pesquisar no seu Google Analytics, fazer uma pesquisa com seu público via e-mail ou mídia social.

Entenda como as emoções impactam os títulos

Esse estudo do site Moz mostra que os leitores gostam e clicam mais em títulos que exibem superlativos.

Assim, se você quiser se tornar viral, melhor usar palavras num dos dois extremos (muito positivas ou muito negativas).

Veja no final do artigo exemplos de palavras positivas e negativas.

Descubra as palavras que seus leitores estão procurando com o Keyword Planner

Use o Keyword Planner para entender os termos buscados pela sua audiência.

Use a técnica AIDA

O acrônimo AIDA pode ser traduzida como:

A – Atenção

Atraia a atenção ao seu título usando uma palavra ou termo que seja relevante ao seu público-alvo.

I – Interesse

Deixe-os interessados mostrando o principal benefício que seu leitor terá ao ler seu artigo.

D – Desejo

Crie desejo para mostrar uma combinação entre benefício com um senso de urgência.

A – Ação

Aponte uma ação que você quer que seja realizada. No título desse artigo eu coloquei: “use essas estratégias comprovadas”.

Quando essa técnica é utilizada, se tem uma média de 60 a 300% de aumento nos resultados.

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Como escrever títulos com essas fórmulas de Neville Medhora

[Resultado final do que você quer] + [Período de tempo] + [ Cite as Objeções]

Exemplos:

[Como fazer panquecas maravilhosas] + [em 10 minutos] + [por menos do que 5 reais]

[Faça uma landing page] + [hoje] + [sem nenhuma experiência]

[Aumente o tráfego para o seu site] + [esse mês] + [sem pagar por propaganda]

Mas você também podem alterar as fórmulas como segue:

[Faça essa ação] + [Período específico de tempo] + [Resultado final]

Exemplos:

[Faça uma consulta comigo] + [por uma hora] + [e eu vou melhorar as vendas do seu e-commerce]

[Converse apenas com 3 clientes] + [por 5 minutos] + [para aumentar o foco de suas vendas]

[Ponha esse líquido no seu aquário] + [espere uma hora] + [e você nunca terá que limpá-lo novamente]

 

Como escrever títulos. Modelos de fórmulas

Como escrever títulos. Modelos de fórmulas

Conjuntos de Palavras para Escrever Diferentes Títulos

Adjetivos

Adjetivos

Absoluto, Acidental, Assustador, Bem-sucedido, Bonito, Brilhante, Chave, Confiante, Controverso, Chocante, Delicioso, Desafiante, Deslumbrante, Destemido, Diligente, Divertido, Eficiente, Engraçado, Épico, Esperto, Espetacular, Essencial, Estranho, Experiente, Fácil, Fabuloso, Fantástico, Fascinante, Ganhador, Grande, Inacreditável, Inútil, Indireto, Insano, Irresistível, Irretocável, Livre, Louco, Lustroso, Maravilhoso, Moderno, Na Moda, Novo, Perturbador, Poderoso, Provado, Pouco, Pouco conhecido, Recomendado, Requerido, Simples, Seriamente, Sem Esforço, Suculento, Supreendente, Terrível, Ultrajante, Útil, Valoroso, Valioso.

Call To Actions

Call To Actions

Aplique, Aumente, Combine, Conserte, Consiga, Construa, Crie, Descubra, Dirija, Dobre, Elimine, Embeleze, Engage, Escreva, Exclua, Faça, Falhe, Ganhe, Gere, Gerencie, Ilustre, Livre-se, Peça, Pense, Poupe (tempo), Procure, Produza, Promova, Prove, Manipule, Mantenha, Maximize, Melhore, Mostre, Mova, Organize, Otimize, Seja, Supere, Tenha, Tente isso, Torne-se, Triplique, Use.

Substantivo

Substantivo

Áreas, Componentes, Conceitos, Dicas, Erros, Estágios, Estatísticas, Estratégias, Exemplos, Fatos, Ferramentas, Formas, Habilidades, Ideias, Ingredientes, Lições, Marcas, Mentiras, Métodos, Métricas, Modelos, O Processo de # Passos, Pecados, Princípios, Questões, Razões, Receitas, Recursos, Regras, Passos, Segredos, Táticas, Técnicas, Tipos, Truques.

Palavras Negativas

Palavras Negativas

Evite, De modo Algum, Não, Nunca, Nenhum, Pior, Pare, Jamais.

Palavras Positivas

Palavras Positivas

Sempre, O Melhor, O Maior, O Mais Fácil, O Mais Rápido, O Mais Engraçado, O Maior, O Mais Engraçado, O Mais Quente, Mais, Perfeito, O Mais Forte, Top.

Definições de Guias

Definições de Guias

101, Um Fácil, Passo-a-passo, O Avançado, O Iniciante, O Completo, O Definitivo, O Essencial, O Divertido e Fácil de Usar, O Ùltimo, O Curto, O Simples.

Referências:

55 Easy Ways To Write A Headline That Will Reach Your Readers

Copywriting Headlines That Sell (with Templates & Swipe File)

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