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O que é copywriting? Se você é redator ou trabalha dentro do ramo de Marketing Digital, provavelmente já deve ter ouvido falar da palavra. No entanto, é comum existirem muitas dúvidas a respeito do assunto.
Pode-se afirmar que copywriting é uma técnica escrita que tem como objetivo principal encantar o público-alvo através das palavras.
Para tanto, é preciso ter o domínio de algumas habilidades para que essa metodologia seja aplicada da maneira correta.
Neste artigo, você irá entender o que é copywriting e como utilizar esta ferramenta da maneira correta. Por isso, continua sua leitura e não perca nenhum detalhe.
Copywriting trata-se de uma técnica escrita que pode ser utilizada no Marketing Digital e que possui um caráter persuasivo. Para tanto, ela utiliza os famosos gatilhos mentais, que farão com que o leitor se interesse cada vez mais pelo assunto.
O copy é também muito usado quando se deseja realizar conversões de vendas. Ou seja, transformar visitantes de um site em leads.
E embora a técnica tenha sido bastante utilizada dentro do Marketing Digital, ela é bastante antiga. Seu surgimento é datado do ano de 1828, quando a palavra foi utilizada pela primeira vez por Noah Webster.
Nesse sentido, o termo “copy” para ele não se tratava de uma cópia, como sugere a tradução da palavra, mas sim de algo que deveria ser original e que pudesse ser imitado na escrita e na impressão.
No ano de 1870 a definição do que é copywriting mudou. Naquele momento então, copywriter passou a ser definido como um profissional que escreve anúncios.
No século XX, a profissão já era reconhecida dentro da redação publicitária. Dessa forma, a metodologia utilizada para encantar e conquistar o público-alvo ajudou muitas marcas a ganharem status e a se tornarem fortíssimas no mercado.
No século XXI, como já foi dito, esta técnica tem ganhado espaço dentro do Marketing Digital.
Existem inúmeras estratégias de publicidade no meio online que em conjunto forma o que conhecemos como Marketing Digital.
Nesse sentido, para entender o que é copywriting é preciso entender em qual estratégia ele melhor se encaixa.
Sabe-se que a técnica é voltada para a atração de consumidores, e assim sendo, ela faz parte então do Ibound Marketing.
Inbound Marketing trata-se de uma estratégia dentro do Marketing Digital que utiliza diversas técnicas para a conversão de vendas em um processo bastante persuasivo.
Esse processo é então chamado de jornada de compra ou jornada do cliente, e é aí que o copywriting irá entrar.
E pode entender o que é copywriting a partir do momento de início da jornada de compra do leitor. E neste contexto é importante ressaltar que ao final dessa jornada, o leitor deverá tomar algum tipo de decisão, como por exemplo, fazer o download de um material ou assinar uma newsletter.
E cabe ao copywriter convencer esse leitor a realizar este tipo de ação.
Mas como fazer isso? Veja agora algumas dicas valiosas.
Para desenvolver um bom trabalho de conversão de vendas através da escrita, é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Ou seja, é preciso entender sobre suas dores, necessidades, como eles se comportam. Enfim, é preciso saber quais são todas as suas características.
Falamos aqui então dos gatilhos mentais dentro do que é copywriting. Nesse caso, é preciso entender que a mente humana é condicionada a receber ordens, embora a maioria das pessoas não saiba disso. Por isso, a utilização de verbos de ação dentro da sua escrita se torna importante.
Dessa forma, utilizar em sua escrita verbos como “ veja agora”, “ clique aqui e saiba mais”, “ leia aqui”, são uma ótima forma de convencer o leitor a tomar uma ação.
O texto também precisa ser escrito com o entendimento do uso de outros gatilhos mentais que são baseados na psicologia humana.
Textos de copywriting falam a linguagem do público-alvo, mas também são textos conversacionais.
É muito mais interessante e convincente ler um texto de alguém que está conversando com a gente do que um texto que pareça forçado ou muito teórico.
E o último passo para desenvolver um bom texto copy é fazer com que o consumidor entenda a urgência de adquirir o produto.
As pessoas são mestras em adiar as coisas e podem nunca mais estar em frente a sua oferta. É fundamental que ela se sinta inclinada a tomar a decisão naquele mesmo momento.
Para isso, é preciso usar o gatilho mental da escassez (termina logo, tem poucas unidades) ou da exclusividade e pertencimanto (são poucas vagas, apenas para um grupo VIP).
Exemplos do que é copywriting
Para que você entenda melhor sobre a técnica, veja alguns exemplos sobre como aplica-la.
A empresa mundialmente conhecida por desenvolver artigos esportivos e patrocinar atletas tem um ótimo exemplo de copywriting, que envolve histórias reais de atletas, chamando à atenção dos leitores.
O slogan da menina Makena “ You can’t be what you can’t see”, “ Você não pode ser o que você não pode ver”, mostra o quanto é importante ter visibilidade, e essa visibilidade pode ser conquistada através da própria marca.
A marca de carros luxuosos possui outra estratégia de copy utilizando termos como “ desingn customizado”, “ exclusivo” e “ beleza única”, mostrando que ao adquirir um carro da marca o consumidor também será uma pessoa única.
O último exemplo também é de uma marca famosa e de muito luxo de relógios, utiliza em seus copy valorizando os detalhes de seus produtos. Assim, ela torna seus itens únicos e especiais.
Veja essa frase: “cada minuto conta no mundo subaquático… e o produto ajuda a monitorar com precisão o tempo de mergulho”.
Agora que você já entendeu o que é copywriting e como desenvolvê-lo da maneira correta, basta apenas colocar em prática esta ação.
Boa sorte!
Publicitária, empreendedora e instrutora de 10 cursos na Udemy, com mais de 30 anos de experiência em Publicidade e Marketing,