o que é nicho no marketing digital

O que é nicho no marketing digital e como lucrar com ele?

o que é nicho no marketing digital

O que é nicho no marketing digital e como lucrar com ele?

Muitas pessoas perguntam o que é nicho no marketing digital, já que esse termo é bastante usado por diversos experts do mercado e ao mesmo tempo parece um tanto quanto obscuro.

Antes de tudo precisamos entender o que é um nicho.

O que exatamente é um nicho?

Nicho, também conhecido como nicho de mercado, é um termo usado no marketing off-line (que não é digital) há muito tempo antes de sequer ser mencionado em marketing digital.

Em marketing, um nicho de mercado é um segmento ou grupo de pessoas que tem interesse em consumir conteúdos e produtos sobre um tópico/ assunto.

Dessa forma, temos nichos nos tópicos/assuntos sobre saúde, dinheiro, desenvolvimento pessoal, etc. Esses são grandes nichos que podem ser explorados e que costumam trazer muito dinheiro para quem trabalha com eles.

Mas um nicho não é somente o tópico que você vai escolher para trabalhar no marketing digital, mas é também a abordagem que você vai explorar e apresentar para a sua audiência.

Dessa forma inclui também qual audiência você foca e a forma como você quer se posicionar, se como um expert na sua área ou alguém que apenas quer mostrar sua experiência naquele tópico.

Trabalhando o nicho no marketing digital

Uma vez determinado o nicho, é com ele que você vai trabalhar no marketing digital, lembrando que o marketing digital tem várias opções como: trabalhar como afiliado, criar e vender cursos online, criar e vender e-books, prestar serviços para outros empreendedores, criar um blog, entre outros.

O nicho, que podem ser entendido também como um grupo, tem diversos tamanhos de mercado dependendo da abordagem e do foco, como falamos.

Por exemplo, você pode escolher o nicho de educação, sub-nichar para economia e sub-nichar ainda mais para economia doméstica.

E em economia doméstica (que é o nicho que você escolheu) você vai criar um curso online e vai vender para a sua audiência.

Como escolher seu nicho no marketing digital

Uma vez entendido o que é nicho no marketing digital, fica a questão: como escolher seu nicho no marketing digital e como lucrar com ele?

A escolha do nicho é importante porque você vai trabalhar de modo consistente e por um longo tempo.

Então, a primeira questão que deve ser levada em conta é se você gosta ou tem interesse em trabalhar com o nicho escolhido.

Outro ponto a considerar é entender quais são as suas habilidades. Pode ser que seja uma ótima cozinheira ou entenda como maquiar-se muito bem ou trabalhe com contabilidade e quer ajudar outras pessoas nessa questão.

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Fórmula do Nicho Perfeita

Seus interesses + Suas Habilidades  = Nicho Perfeito

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Algumas ideias de nichos

Animais de estimação e animais em geral

 

    • Como treinar um cachorro

    • Como comprar um cachorro

    • Animais domésticos

    • Como criar animais para consumo próprio

Viagem

 

    • Viagem Local

    • Turismo

    • Viagem pelo Mundo

    • Educação

Marketing

 

    • Marketing Online

    • SEO

    • E-mail Marketing

    • Anúncios Pagos

Esportes

 

    • Baseball

    • Futebol

    • Tênis

    • Corrida

Negócios

 

    • Investimentos

    • Cryptomoedas

    • Carreiras

Comida

 

    • Receitas

    • Comidas saudáveis

    • Receitas para crianças

    • Receitas livres de glúten

Estilo de vida

 

    • Faça você mesmo

    • Tricô

    • Decoração de casa

    • Maquiagem

    • Moda

    • Minimalismo

    • Melhorias da casa

Pais e Mães

 

    • Criar filhos

    • Escola em casa

    • Bebês

    • Vida familiar

Mães

 

    • Amamentação

    • Estilo de vida materno

    • Como lidar com crianças

    • Gerenciamento do tempo

Dinheiro

 

    • Controle de orçamento

    • Criar um negócio online

Como validar o seu nicho?

Agora que você escolheu o seu nicho antes de começar, vamos validar a sua escolha.

Responda a esses questionamentos:

– Porque você se importa com o tópico que você escolheu?

– Por que as outras pessoas deveriam ouvir o que você está dizendo?

– Por que esse é um tópico o qual você pode adicionar valor?

Eu, por exemplo, construí todo meu negócio ligado ao marketing digital porque já trabalho com marketing há mais de 20 anos.

Então, tenho interesse e expertise na área, mas você não precisa ser profissional no seu nicho. Precisa apenas ter muito interesse em ajudar uma audiência no tópico em questão.

Se você ainda está inseguro sobre qual nicho escolher, pode responder a mais essas questões:

– Qual é o sonho de criança você achava empolgante?

– Qual a melhor parte do seu dia?

– Você tem algum hobby que gostaria de aprender?

– Quais são os seus valores intrínsecos? No que você acredita?

– Quais conquistas você tem orgulho?

Como validar a sua oportunidade de negócio

Agora que você escolheu o nicho com que vai trabalhar, precisa validá-la. Ou seja, precisa saber se ela é capaz de colocar dinheiro no seu bolso.

A primeira coisa a fazer é buscar no Google e no Youtube se existem outras pessoas falando sobre isso se se existem produtos digitais sendo vendidos. Se sim, ótima notícia, porque se existem pessoas ganhando dinheiro com isso significa que é um mercado promissor.

Você também pode pesquisar no Google Trends Brasil para saber se existem buscas de palavras-chaves ligadas ao seu nicho.

Então se você quer trabalhar com desenvolvimento pessoal, por exemplo, mas no nicho de relacionamento, pode pesquisar se existem pessoas procurando por palavras como: como conquistar um namorado, como conquistar um marido, como salvar meu casamento, etc.

Assim, você verá se existe potencial de lucro para o seu negócio no nicho escolhido.

Agora que você já sabe o que é nicho no marketing digital, mãos a obra!

Raquel Furchinetti
Raquel Furchinetti

Publicitária, empreendedora e instrutora de 10 cursos na Udemy, com mais de 30 anos de experiência em Publicidade e Marketing,

Artigos: 96

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