Pinterest Marketing

Dicas de Marketing no Pinterest – Os 5 Principais erros em Pinterest Marketing

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Dicas de Marketing no Pinterest Marketing: 5 principais erros

O uso de Pinterest Marketing em seu negócio, seja ele qual for, pode te trazer muitos resultados em termos de conhecimento de marca, tráfego, leads e vendas.

Muitas empresas e empreendedores já usam Pinterest Marketing com excelentes resultados, muitos desconhecem o poder da plataforma e alguns não conseguem os resultados esperados.

Se você usa Pinterest Marketing e não está obtendo os resultados esperados, talvez seja porque você esteja cometendo algum dos erros abaixo:

Uso de conta pessoal e configurações incorretas

O Pinterest oferece uma conta pessoal para aqueles que querem usar a plataforma como consumidor de conteúdo, mas oferece também uma versão business para aqueles que têm negócios.

O principal e mais essencial erro que vejo, especialmente com meus clientes, é que muitas empresas desconhecem que existem essas duas versões de contas e usam a versão mais simples, que é e versão de conta pessoal.

Quando você usa uma conta pessoal, o Pinterest entende que você está lá apenas para consumir e compartilhar conteúdos existentes e não para produzir e publicar conteúdo.

Como ela não entende que você é uma empresa, ela não te dá à relevância e nem a autoridade necessárias para alcançar mais pessoas.

Você também não tem acesso às ferramentas empresariais da plataforma como o Painel do Analítico, os pins enriquecidos e a possibilidade de fazer anúncios (no momento ainda não está em funcionamento no Brasil).

Outro ponto são as configurações incorretas como a não verificação do site com o Pinterest, a não criação de pins enriquecidos e também a localização de país que não é condizente com a do seu público-alvo.

Pinterest Marketing – Pins que não chamam a atenção

O segundo erro em Pinterest Marketing é não criar pins que chamem a atenção.

O Pinterest é uma mídia essencialmente visual e que tem como mídia de divulgação o pin. Por isso, é de extrema importância que o seu pin chame a atenção no mar de pins da concorrência.

Só se ele chamar a atenção, ele terá a possibilidade de ser clicado, ser salvo em outras pastas e aumentar a relevância do seu perfil. E com isso ter os resultados esperados.

O pin pode ser uma imagem ou um vídeo, que quando clicada leva para onde você tem interesse.

Sei que muitas pessoas e empresários não tem condições de contratar profissionais para criar imagens e vídeos que sejam interessantes e atraentes. Mas hoje em dia já existem ferramentas grátis ou muito baratas que ajudam a criar conteúdos profissionais de forma fácil e rápida.

O Canva, por exemplo, é excelente para imagens e vídeos simples e o InVideo para criar vídeos mais profissionais.

Além de um excelente layout, existem vários outros pontos importantes para garantir que seu pin se destacará. Veja abaixo meu artigo que fala especificamente como criar pins atraentes.

Falta de conteúdo ou conteúdo muito pobre

O terceiro erro é não ter conteúdo suficiente ou conteúdo muito pobre.

O seu pin precisa direcionar o usuário para um conteúdo que tenha qualidade.

E o que significa um conteúdo que tenha qualidade?

É um conteúdo útil, que pode ser um texto educacional, ou um passo a passo em formas de imagens ou qualquer tipo de entretenimento.

Mas precisa ser um conteúdo útil para o seu público-alvo.

Mesmo que você tenha uma loja online é preciso que seu conteúdo seja útil.

Cada produto precisa mostrar as fotos sob diversos ângulos, além de fotos dos produtos em situações de contexto de uso e descrições caprichadas.

Não uso de SEO no perfil, pastas e pins

O quarto erro é o não uso de SEO.

SEO é a sigla em inglês de Search Engine Optimization, o mesmo que Otimização para os Mecanismos de Busca.

Como o Pinterest é mais um mecanismo de busca como o Google, ele faz uso de palavras-chaves para ranquear o conteúdo existente. Ou seja, ele usa as palavras que as pessoas buscam para mostrar os pins que combinam com as palavras-chaves buscadas.

As palavras-chaves relativas ao seu negócio devem estar presentes no seu perfil, pastas e  pins (títulos e descrições).

Elas devem ser usadas também para criar as hashtags dos pins.

O uso correto das melhores palavras-chaves é o que fará seus pins aparecerem como primeiros no feed quando o assunto for buscado.

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Inconsistência na publicação de conteúdo

O último erro e o mais frequente de acontecer é a inconsistência de publicação de conteúdo.

O Pinterest, assim como todas as outras redes, valoriza conteúdo novo.

Por isso, é extremamente importante ter conteúdo novo publicado com consistência. Especialmente se você está começando.

Conteúdos novos podem ser pins variados que levam a um mesmo conteúdo, desde que tenham novas imagens.

É muito mais fácil criar conteúdo novo no Pinterest porque além de criar vários pins que direcionam para o mesmo lugar, você pode salvar os pins em várias pastas suas que tenham relação com a mesma temática e também em várias pastas compartilhadas.

Você também pode automatizar a publicação dos pins com o Tailwind que é uma das ferramentas parceiras do Pinterest.

O Tailwind te deixa automatizar os pins em pastas diferentes com dias e horas diversas. Isso te ajuda a você não ser classificado como spam e ter a sua conta bloqueada.

Através desse link você ganha um mês grátis para experimentar e 15 dólares de desconto se fizer upgrade.

E o melhor de criar conteúdo novo é que ele se distribui por meses e anos e continua alcançando novas pessoas mesmo quando você deixa de publicar por um tempo.

Você comete alguns desses erros em Pinterest Marketing?

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Raquel Furchinetti
Raquel Furchinetti

Publicitária, empreendedora e instrutora de 10 cursos na Udemy, com mais de 30 anos de experiência em Publicidade e Marketing,

Artigos: 96

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