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O que é Publicidade PPC e porque usá-la no seu negócio?
A publicidade PPC é simplesmente fazer uma publicidade usando o sistema Pay Per Click ou Pague Por Clique.
É uma forma de atrair tráfego para o seu site e pagar somente quando alguém clica no link da sua propaganda que leva ao site.
A publicidade PPC envolve especialmente plataformas que usam mecanismo de buscas como o Google Ads ou Bing Ads.
Como funciona a Publicidade PPC?
Para compreender a publicidade PPC, você precisa entender o que é um mecanismo de busca pague por clique é, se você ainda não sabe.
Um pagamento por clique num mecanismo de busca é basicamente um mecanismo de busca que tira a tentativa e erro de obter uma classificação superior em um mecanismo de busca e na verdade, permite que você compre sua classificação, por assim dizer.
Ao usar um mecanismo de busca PPC, você faz lances em palavras-chave ou palavras-chave frases que seus clientes potenciais podem usar para encontrar qualquer seu site oferece.
Quando você supera concorrentes que fizeram lances na mesma palavra-chave ou frase-chave, seu site será classificado acima do deles.
Porque você “pagou por clique”, você só será cobrado o valor do seu lance para visitas reais ao seu site resultantes de sua publicidade PPC em vez de ser cobrada uma taxa fixa por ter colocado um anúncio.
Vamos supor que você tem uma loja de sapatos e comprou a palavra-chave “sapatos” no Google Ads.
Toda vez que alguém procurar a palavra “sapatos” no Google, a sua empresa corre o risco de aparecer nos resultados da busca.
Se você ultrapassar seus concorrentes e aparecer numa primeira posição do Google, por exemplo, você tem grandes chances de alguém clicar e então você paga por esse clique/ visita.
Existem diversos tipos de formatos de anúncios Pay Per Click.
Seguem alguns:
- Anúncio de vídeo
- Anúncio na rede Display
- Anúncios no Youtube
- Anúncios no Google Shopping
- Anúncio Para Aplicativo
A questão é que nem todas às vezes você vai aparecer porque a propaganda PPC tem como base um sistema de leilão.
Como o sistema de leilão funciona na propaganda PPC?
O sistema de leilão da propaganda PPC começa quando um usuário faz uma busca.
A partir daí, o leilão usa alguns fatores que determinam:
- A qualificação de um anunciante para o leilão.
- A ordem subsequente em que os anúncios qualificados aparecem na página.
- Quanto cada anunciante pagará se seu anúncio for clicado.
O leilão usa como primeira influência o máximo CPC (Custo por Clique).
O custo por clique é o valor máximo que um anunciante está disposto a pagar por clique numa palavra-chave ou grupo de anúncio.
Esse valor é determinado na configuração das campanhas.
Não significa que a plataforma vai gastar esse valor, é só o máximo que o anunciante se dispõe a pagar.
Outra influência é o índice de qualidade do anúncio. Essa métrica envolve um número de diferentes fatores como o esperado CTR (click through rate ou taxa de clique) de um anúncio, a relevância do anúncio para a busca e a experiência na página de destino.
A posição do anúncio é determinada pelo Ad Rank ou Ranqueamento do anúncio que nada mais é do que Índice de Qualidade X Máximo CPC
Porque usá-la no seu negócio?
- Você pode começar a receber tráfego muito rapidamente – Quando você tem uma campanha PPC rodando você consegue receber cliques e, portanto tráfego muito rapidamente. E mais do que isso, consegue receber tráfego qualificado que tem interesse em seus produtos e serviços.
- Você tem controle total sobre os gastos – Você pode determinar um orçamento por dia, por mês. Pode definir quanto está disposto a gastar em cada campanha, cada grupo de anúncios, cada clique. E a medida que a campanha se desenvolve pode pausar anúncios, aumentar percentuais por palavras-chaves, locais, pós-conversão, etc. Ou seja, você tem total controle sobre as campanhas.
- Você pode definir o público que deseja receber em seu site – Plataformas que usam o sistema de publicidade PPC tem uma diversidade de ferramentas para te auxiliar a receber somente o público que te interessa. Você pode selecionar cidades, estados, países, sexo, idade, interesses, palavras-chaves e um mix disso tudo para receber visitas com mais chances de conversão.
- Existem muitos tipos de formatos de anúncios – O seu anúncio pode ser uma simples chamada de texto nos mecanismos de pesquisa ou uma imagem ou um vídeo mais elaborado. Você tem muitas formas de alcançar a sua audiência.
- Você pode medir e acompanhar facilmente as campanhas acompanhamento das campanhas pode ser feito pelo dashboards analíticos das ferramentas ou mesmo pelo Google Analytics. Ambos exibem dados completos e bem mastigados e são fáceis de entender e acompanhar.
Melhores práticas para Publicidade PPC
O primeiro passo para projetar uma campanha publicitária PPC eficaz e lucrativa é determinar o seu orçamento.
Orçamento para publicidade PPC envolve não apenas determinar quanto dinheiro você pode gastar em sua campanha de publicidade PPC, mas baseando-se no valor monetário de um clique no seu site, pois você está pagando por clique.
Ao longo de sua campanha de publicidade PPC, você deve monitorá-la para ter certeza de que você está obtendo um bom retorno sobre seu investimento.
Sua taxa de conversão, o número de visitantes únicos dividido pelo número de vendas, desempenha um papel importante na determinação do valor de um clique em seu site para propósitos de orçamento de publicidade PPC, assim como o lucro líquido médio por venda.
Ao dividir seu lucro líquido por venda pela sua taxa de conversão, você pode determinar com precisão o valor por clique em seu site.
O preço por clique que você paga por sua publicidade PPC não deve ultrapassar este valor.
Se isso acontecer, você estará gastando muito em sua publicidade PPC, você não receberá nenhum retorno de seu investimento.
Claro, o ideal é pagar menos do que o valor por clique para que sua publicidade PPC gere lucro em vez de comer suas receitas.
Para aumentar as taxas de conversão é vital que você use palavras-chave relevantes que colocarão seu site na frente daqueles mais interessado no que você está oferecendo.
No entanto, se os lances de uma palavra-chave de escolha é muito alta, um pouco de brainstorming combinado com uma análise de palavras-chave lhe dará ideias adicionais de palavras-chave para sua publicidade PPC que lances mais baixos sobre eles e pode ser tão eficaz.
Você também pode obter algumas ideias de palavras-chave observando seus concorrentes para ver o que eles estão usando.
Os relatórios do seu provedor de publicidade PPC ajudarão você a monitorar sua publicidade PPC.
Além disso, as informações fornecidas através do Google Analytics informará de onde seu tráfego está vindo para que você possa determinar quais lances de publicidade de PPC estão funcionando melhor.
Se você abordar a publicidade PPC de modo lógico e monitorar regularmente fazendo ajustes conforme necessário, a publicidade PPC é uma ferramenta poderosa para direcionar o tráfego do seu site de forma lucrativa.
Se você tem interesse em rodar uma campanha de publicidade PPC ou se tem interessem em discutir possibilidades de tráfego para sua empresa, clique aqui.