como vender mais usando o Instagram

Como vender mais no Instagram usando copywriting

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares para promover e vender produtos. No entanto, com a concorrência cada vez maior, pode ser difícil se destacar e aumentar suas vendas. Uma das melhores maneiras de se destacar é por meio de uma estratégia de copywriting bem elaborada.

Antes de tudo o que é copywriting e porque esse poder pode fazer com que você se destaque da massa.

O que é copywriting?

Copywriting é a ciência de escrever textos persuasivos que gerem uma ação. Ou seja, copy não é apenas escrever um texto, mas sim escrever um texto que seja persuasivo o suficiente para o seu cliente tome uma ação, no nosso caso, faça uma compra ou várias.

Porque o copywriting pode fazer com que você se destaque da massa?

Mais de 98% das empresas e pessoas sequer sabem a existência de copywriting, quanto mais como aplicar essa ciência ao seu próprio negócio.

Desse modo, se você souber como usar esse poder para alavancar seus negócios, com certeza, você venderá muito mais do que já vende, ultrapassando a concorrência.

Mas como vender mais no Instagram com Copy?

Você pode contratar um profissional para montar uma estratégia de copy para a sua empresa e aplica-la continuamente.

Caso queira usá-la você mesmo, é recomendado seguir os seguintes passos:

Conheça o seu Público

O ponto mais fundamental para uma copy funcionar é conhecer para quem você vai vender. Você só será capaz de convencê-lo de que a sua é a melhor solução se entender o ele deseja, quais são os seus temores, as suas objeções e as quaisoutros produtos ou serviços ele foi exposto.

Entenda também qual é a sua linguagem de acordo com o perfil para que os seus textos reflitam isso.

O ideal é fazer um questionário e enviar a sua audiência para que ela responda. Caso você não tenha uma audiência ou clientes, busque o público nos concorrentes e verifique o que eles comentam, reclamam, elogiam.

Essa pesquisa também deve englobar uma análise dos principais concorrentes. Veja o que eles oferecem, como oferecem, se existe alguma falha no que está sendo oferecido.

Entenda a Jornada do Consumidor

Todo consumidor passa por uma jornada para encontrar uma solução para um problema e a compra acontece no final dessa jornada.

Nem sempre, o seu cliente pode saber que sua empresa tem a solução porque pode não conhecer a sua empresa ou pode não saber que o produto que você oferece soluciona aquele problema.

Por exemplo: eu tenho enxaqueca e de repente existe uma almofada elétrica que se liga ao cérebro e faz com que a enxaqueca diminua em 90% a hora que eu estiver usando. É apenas um exemplo fictício.

Se uma empresa possui essa produto eu desconheço. Ou seja, eu não sei da existência desse produto e muito menos de quem o fabrica.

Se uma empresa me quisesse ter como foco de seu copy, ela precisaria falar comigo de modo a me apresentar algo que desconheço. Algo como: Você sabe que a almofada Z+ é capaz de desaparecer com sua enxaqueca em menos de minutos?

Já se ela tivesse como foco um prospect que já conhece a empresa e o produto o copy teria outro enfoque. Por isso é tão importante conhecer a jornada do cliente e também delimitar com quem você vai falar.

Seja Disruptivo

O grau de atenção atual das pessoas é mínimo. E o Instagram também é uma plataforma visual. Por isso, é importante que você seja disruptivo para que as pessoas parem o feed e prestem atenção ao que você tem a dizer.

Coloque um fato inusitado.

Uma curiosidade.

Uma controvérsia.

Uma pergunta.

O seu copy só vai ter resultado se a pessoa parar para ler e isso só acontecerá se ela parar de rolar o feed.

Crie uma conexão emocional

Agora que você já conhece muito bem o seu público e o quanto ele conhece ou não do seu produto e da solução, você já pode e deve criar uma conexão emocional com ele.

Você pode contar uma história sobre como um cliente passou por um evento e com a ajuda do seu produto ou serviço conseguiu resolver o problema.

Você pode contar a sua própria história ou a história de uma empresa.

Esses exemplos tangibilizam e tornam mais real o que o produto pode fazer, além de trazer mais credibilidade.

Seja autêntico

A autenticidade chama a atenção e te separa de todas as outras empresas.

Os negócios mais famosos, sejam de personalidades ou de corporações, trazem personalidade e humanização.

E são esses que sabem como vender mais no Instagram usando suas características únicas.

Use o CTA (Call to Action)

Depois de todo esse trabalho é importante que você use uma call to action ou chamada para ação com o objetivo que a pessoa feche a compra ou te chame no whatsapp ou se inscreva no seu formulário.

Espero que esse texto tenha te ajudado a você entender como vender mais no Instagram usando copywriting.

Se precisar de ajuda, entre em contato clicando aqui.

Raquel Furchinetti
Raquel Furchinetti

Publicitária, empreendedora e instrutora de 10 cursos na Udemy, com mais de 30 anos de experiência em Publicidade e Marketing,

Artigos: 100

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