Se você usa o Pinterest como estratégia de marketing, você espera que ele atraia tráfego, leads e vendas, certo? Para que isso aconteça, a melhor tática é ter pins virais.
Pins virais são repinados muitas vezes. Isso diz ao algoritmo do Pinterest que eles são interessantes para determinado público e por isso eles aparecem ainda mais vezes e são ainda mais repinados, num ciclo contínuo.
Mais importante do que ter um pin repinado, é ter um pin clicado. Pins virais tem a capacidade de gerar não só repins, mas cliques que levem de volta a seu site, fazendo com que seu tráfego exploda.
E a verdade é que no Pinterest, ter um pin viral é muito mais fácil do que nas outras redes sociais.
Pins virais – acompanhe o checklist do pin perfeito
As imagens verticais conseguem mais tração e cliques.
Você pode usar 800 x 1200 pixels ou 736 x 1104 pixels. Você pode ajustar um pouco, mas de modo geral é melhor que você tenha um pin comprido (vertical) do que um que seja horizontal. Eles são maiores e chamam mais a atenção.
Se você usa a plataforma Canva (que é gratuita), para criar seus pins, você consegue usar os modelos pré-definidos da plataforma ou criar um modelo com essas medidas e usá-la constantemente.
Se você quiser testar outras ferramentas para criar conteúdos visuais você pode gostar desse post “11 ferramentas para criar conteúdos visuais sensacionais”.
Você pode criar suas próprias fotos ou usar de banco de imagens, mas faça questão que as imagens sejam de alta qualidade. Elas precisam ser brilhantes, não estarem embaçadas.
A imagem deve estar adequada ao assunto sobre o qual ele trata.
Existe uma série de layouts lindos no Pinterest e dependendo da sua criatividade e imaginação, você pode acabar com pins com vários layouts.
Entretanto, é importante que você se atenha a identidade visual da sua marca. Pins com diferentes layouts não fazem com que as pessoas lembrem-se de você. Use as cores e fontes da sua marca consistentemente para que quando as pessoas visualizarem seus pins, elas reconheçam que pertencem a sua marca.
Você pode ter uma variação de modelos, até para ter mais pins, especialmente no caso de ter poucos posts, mas sempre seguindo a identidade visual da sua marca. Veja alguns meus abaixo:
A empresa Curalate – https://www.curalate.com/, especialista em mídias sociais estudou os pins mais otimizados para engajamento. No total, eles analisaram mais de 50.000 pins. Segue o que eles encontraram:
Textos sobrepostos nas imagens chamam mais a atenção. Eles mostram qual o benefício oferecido para que a pessoa sinta-se interessada em clicar para saber mais sobre o produto, serviço, dica ou tutorial oferecido. Faça com que o texto seja grande e fácil de ler.
Ter um título atraente é importante não só para seu post, mas para o pin que está sendo criado. Você quer ter certeza que seu público se sentirá suficientemente motivado para clicar no pin e ler o resto do conteúdo ou checar seu produto. Títulos pode trazer uma variação de até 500% no seu tráfego e devem ser o ponto focal do seu pin.
O link do seu site deve estar no layout do seu pin.
Caso ele vá parar em outro ponto da internet, você quer ter certeza que as pessoas saibam que tanto o pin, quanto o conteúdo são de propriedade do seu site.
Já vi pins incríveis linkados a outros sites no Pinterest. Sem o site no pin, jamais saberia como chegar naquele conteúdo.
Além de estar visível no layout do pin, ele deve estar linkando para seu site. Isso pode ser feito diretamente, quando você salva uma imagem e coloca um link ou quando você salva diretamente do seu site. O seu link também pode estar na descrição da imagem.
Essa informação é importante e pouco usada pela maioria das pessoas. Salvar as palavras-chaves nas imagens é uma técnica de SEO, que continua a ser relevante aqui. O nome de sua imagem ou foto não pode ser ZYC_432.jpg. Além de não querer dizer nada, essa descrição não está sendo buscada no Google.
Assim, todas as vezes que você subir um post com uma imagem, salve antes a imagem com a palavra-chave para que ela seja mais fácil de ser encontrada.
Ter uma ótima imagem atrairá a atenção das pessoas para seus pins. A descrição é o que os incentivará a clicar de volta ao seu site ou blog.
SEO é importante em Pinterest, pois é um mecanismo de pesquisa. Concentre-se em incluir palavras-chave baseadas no que as pessoas estão procurando. Isso garantirá que seus pins e conteúdo sejam relevantes, para que eles sejam repinados e apareçam no Smart Feed.
Você tem até 500 caracteres para usar na descrição, então tente usar o maior número possível deles.
Inclua também um call-to-action (chamada para a ação). Algo como “clique para ler mais” ou “clique para ler agora” ou “clique para ler a publicação completa”.
Faça uma descrição convincente e intrigante para que as pessoas queiram clicar e ler mais sobre o assunto.
Veja também o checklist do pin perfeito.
Apesar de última, essa é a dica mais importante. Conteúdo de qualidade é o pilar mais importante para que seus pins sejam virais.
O pin abaixo tem mais de 2 mil compartilhamentos no Pinterest. Além de ser um tema importante para meu público (aprender marketing digital), ele é um tema atemporal e o post é de alta qualidade. São mais de 3 mil palavras sobre o tema. O post também explica detalhadamente o que o leitor aprenderá em cada curso e está dividido em várias categorias.
Aplicando as dicas acima, tenho certeza que você terá pins virais que trarão muito tráfego ao seu site, leads e vendas de seus produtos e serviços.
Se você tiver mais alguma dica legal, conte para gente 😉
E se usou as dicas, volte aqui para contar o resultado.
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