Um dos últimos pontos para fazer o cliente se convencer a comprar o produto em sua loja online é uma descrição de produto atrativa.
Por isso é importante que você aprenda a como fazer descrição de produtos que convertem.
Descrição chata e sem sentido é o que impera
Descrição de produtos chata e sem nenhum sentido é o que mais existe em lojas online.
Na maior parte das vezes parece que o dono do site colocou algo ali apenas por obrigação.
Veja o que mais impera de errado e fuja de ser uma dessas lojas:
Uma descrição de produto bem elaborada não serve apenas para detalhar o produto. Ela é muito mais que isso. Ela tem muitos outros benefícios:
A verdade é que todo esse trabalho é feito para que você tenha uma venda, uma conversão, então agora vamos aos passos sobre como criar a melhor descrição para os seus produtos:
Como todo trabalho de comunicação e marketing, o ponto fundamental é conhecer com quem você está falando. Entender quem é a audiência que possa vir a ter interesse em comprar o que você tem a vender.
Esse é o ponto mais importante porque tudo o que você escreverá deve ser do ponto de vista da sua audiência e não do ponto de vista da sua empresa.
As características só fazem algum sentido à medida que elas mostram quais são os benefícios.
As pessoas querem saber o que elas ganham comprando o produto muito mais do que as características. Qual solução você está realmente oferecendo? Isso pode parecer óbvio, mas não é.
Pense no que o seu comprador irá conseguir quando comprar o seu produto. Para isso, crie um quadro convincente abordando os seguintes pontos, por exemplo:
Nada mais vende e engaja do que uma boa história. Uma boa história desperta as nossas emoções mais primitivas, o que nos conecta ao produto. Veja se é possível contar a história por detrás dos seus produtos. Como eles foram feitos? De onde surgiram? Como as pessoas começaram a usar e quais benefícios elas tiveram? Como esse produto também vai impactar no dia a dia da pessoa?
O fornecedor que desenvolveu o produto pode entender todas as maravilhas técnicas que ele representa, mas seu potencial cliente não. Por isso, use linguagem conversacional. Imagine como se fosse um vendedor explicando o produto. Nada de “techniques”.
Para ver se o texto soa natural, leia em voz alta e veja se se parece com uma conversa ou mais com um texto acadêmico.
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Estruture o texto de forma fluida, efetiva e eficiente.
Na internet as pessoas leem de modo a percorrer com os olhos o texto e muitas vezes nem leem tudo.
Para aumentar as chances de que as descrições sejam lidas, use textos com boas fontes, bom contraste entre fundo e texto.
Use parágrafos curtos e fáceis de ler.
Quando possível, use bullet points para mostrar pontos interessantes ou assinale no texto pontos importantes.
Essencial também falar a linguagem da sua audiência e o tom de voz da marca. Por exemplo: sua marca é mais engraçada ou séria? Jovial? Corporativa?
Escreva de modo que a sua audiência se reconheça ali.
Estar na 1ª página do Google, preferencialmente na 1ª posição, é tráfego gratuito para sua loja.
Para aumentar as chances de isso acontecer, você precisa usar técnicas de SEO.
SEO é a sigla de Seach Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca.
Você pode contratar um profissional qualificado para fazer isso, mas também é possível ajustar isso de modo menos profissional, mas ainda efetivo fazendo uma boa pesquisa de palavras-chaves.
Existem diversas formas para fazer isso, mas o modo mais fácil é ir até o Google e digitar a palavra-chave relacionada ao seu produto.
Vamos supor que o produto seja uma blusa preta feminina. Você digitará essa palavra e verá uma série de sugestões do Google.
Essa série de sugestões são as palavras-chaves mais buscadas em relação ao seu produto. Você precisa ver quais delas tem uma efetiva relação com o seu produto e otimizá-las, ou seja, incorporá-las em alguns lugares:
– Títulos das páginas
– Meta descrições
– Tags da imagem ou ALT TAGS
– Descrições dos produtos
Numa loja online, tudo o que o cliente tem para ver são imagens. Ele não poderá tocar, cheirar, provar, etc. Por isso, capriche nas imagens. Elas precisam ser de alta qualidade.
Além disso, outras boas práticas são:
Mostre diversos ângulos do mesmo produto;
Coloque a função de lente de aumento para que a pessoa possa ver os detalhes e ter a real dimensão do que vai comprar;
Mostre modelos usando o produto ou o produto inserido e situações desejáveis;
Se possível, aproveite e mostre uma combinação com outros produtos da sua loja;
Use também vídeos mostrando como usar ou pessoas usando e explicando o produto.
Depois de todo esse trabalho, reveja o texto e peça para pelo menos mais uma pessoa rever as descrições para identificar erros de português.
Erros de português mancham todo o trabalho realizado e traz a percepção de descuido com a loja.
Temos sempre que lembrar que as pessoas buscam por sinais de profissionalismo para ter mais confiança em passar seu cartão de crédito.
Finalizando: crie um guia próprio sobre como fazer descrições de produtos que convertem
Não existe uma única boa de como fazer descrições de produtos que convertem, mas você pode criar um guia próprio para sua loja respondendo essas perguntas básicas:
– Quem é minha audiência?
– O que ela mais deseja e mais teme?
– Como eu soluciono os temores e realizo os desejos?
– Como eu mostro que sou único e diferente nessa solução?
– As descrições mostram clareza de ideias, imagens e benefícios?
– A linguagem está clara e adequada ao meu público?
– Está tudo legível e sem erros de português?
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