Plano B Life

como fazer um e-book

Como fazer um e-book em 8 simples passos

Você já pensou em escrever um livro? Sem dúvida isso é um grande desafio e não é simples de realizar.

Que tal então aprender a como fazer um e-book? E-books são livros digitais e qualquer um pode escrever, desde que tenha conteúdo a ensinar.

Ao escrever um e-book, você pode até mesmo gerar renda vendendo este livro digital em plataformas como Hotmart, Eduzz ou Monetizze.

Criar seu próprio e-book não é complicado e podemos comparar isso a escrever um extenso artigo para um blog, lembrando que um e-book deve ter no mínimo 3.000 palavras.

Neste artigo você aprenderá como fazer um e-book em alguns simples passos.

8 passos simples para criar seu e-book

1. A escolha do tema

Escolher o tema de um artigo para seu blog, muitas vezes é complicado. Agora imagina escrever um e-book, que tem 10 vezes mais palavras.

Não é uma tarefa fácil, mas com calma você conseguirá chegar no seu resultado final. Estamos apenas no início da jornada.

E para começar, nada melhor do que fazer um brainstorm. Este conceito que pode ser traduzido literalmente como “chuva de ideias”, tem como objetivo juntar assuntos soltos e ir anotando. Eles servirão de base para a escolha do tema.

Ao escolher o tema do seu e-book, tenha em mente também que o conteúdo precisa ser algo que você domine, pois, são textos extensos e que você precisa redigir.

Se mesmo assim você tem dúvidas sobre o tema de seu e-book, procure nos sites concorrentes e veja o que eles estão produzindo.

Também pode ser interessante utilizar as ferramentas do Google com o objetivo de procurar quais são os temas mais pesquisados, desde que estejam relacionados ao conteúdo que você quer produzir.

E como última dica, vale a pena saber quais são os assuntos que as pessoas mais buscam dentro do seu blog.

2. Criando os capítulos

Depois de definido o tema, faça um esboço de todo conteúdo que irá fazer parte de seu e-book, como se fosse um esqueleto.

É a partir deste esboço que você irá delimitar os tópicos e a forma de dividir o conteúdo em capítulos.

3. Comece a escrever

A fase de escrita é sem dúvida o núcleo de seu projeto. Agora que você já dividiu o e-book em temas, comece a redigir sobre cada um destes tópicos.

Se você está preocupado por onde começar, saiba que você poderá aproveitar muito conteúdo que já produziu.

Certamente seu blog já possui vários artigos. Adapte-os ao seu e-book, de forma que você tenha um grande conteúdo sobre diversos temas. Os artigos menores, podem ser ampliados com mais conteúdo.

4. Ilustração

As imagens favorecem e facilitam a leitura de seu e-book. Textos sem imagens tornarão seu livro cansativo.

Mas não é qualquer imagem que pode ser inserida no seu livro. Utilize imagens relacionadas com aquilo que está sendo explicado.

Caso você não saiba criar suas próprias imagens, utilize os bancos de imagens gratuitos disponíveis na internet, como o ShutterStock.

5. A identidade visual

Esta é a parte externa de seu e-book. Não adianta você escrever um conteúdo em um editor de textos, colocar algumas imagens e converter para PDF.

Seu e-book precisa ter um aspecto profissional. Existem ferramentas na internet que auxiliam na diagramação de seu livro digital.

Faça a capa do seu e-book (igual ao e-book abaixo) no Canva e aplique em imagens para simular uma situação.

E-book “Palavras Poderosas”. Inscreva-se abaixo para receber o livro gratuitamente.
.

6. A revisão

Embora a internet seja um local onde a informalidade está muito presente, erros de português não são tolerados, mesmo em livros digitais.

Após tudo digitado, você precisará fazer a revisão do conteúdo, de forma a eliminar qualquer tipo de erro gramatical.

O ideal é que outra pessoa faça esta revisão, pois, muitas vezes não vemos os nossos próprios erros.

7. O preço

O preço é um conceito relativo na elaboração de seu e-book.

Nem todas as pessoas criam um livro digital pensando na venda final, embora isso seja possível.

Existem empresas que criam um e-book como forma de divulgar a sua marca ou até mesmo levar ao conhecimento do público os produtos ou serviços que estão comercializando.

Blogs e sites costuma utilizar e-book como a finalidade de capturar informações e e-mails de seus usuários, para posterior divulgação de seus produtos.

8. O lançamento

Depois de tudo pronto, chegou o momento de fazer o lançamento de seu e-book.

Você pode criar um grande evento para isso ou simplesmente lançar o livro de uma hora para outra.

Esta divulgação pode ser realizada pelas suas redes sociais, como Facebook ou Instagram ou ainda utilizar a estrutura que você já possui, como listas de e-mail marketing ou seu próprio blog.

Conclusão

Criar um e-book pode não ser a coisa mais simples do mundo, mas através deste passo-a-passo fornecida, você será capaz de organizar suas ideias e começar agora mesmo a colocar em prática a elaboração de seu primeiro livro digital.

Mesmo que você não deseje vender, um e-book bem planejado traz muito retorno, seja na captação de novos clientes ou na venda de produtos relacionados.

Invista seu tempo na elaboração de seu livro, pois os benefícios para sua marca são muitos.

Notícias e Artigos

Inscreva-se na Newsletter

Dicas de Marketing e Notícias Semanais Para Estar Sempre a Frente.

Plano B Life

Marketing de Tráfego e Conversão Para Seu Negócio

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
pt_BRPortuguese