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Como automatizar as redes sociais e aumentar a produtividade

As redes sociais se tornaram em poucos anos poderosas ferramentas de comunicação entre empresas, profissionais e clientes. Hoje todos possuem perfis em pelo menos duas destas redes. É fundamental a interação entre clientes, marcas e empresas. Mas, com tantos perfis, fica o questionamento: como automatizar as redes sociais?

Este processo faz com que o tempo gasto com as ações nessas redes seja otimizado e sua produtividade seja aumentada. As tarefas deixam de ser realizadas manualmente e passam a ser automáticas. Alguns exemplos: seguir pessoas, curtir publicações, enviar ou responder mensagens diretas e publicar no feed ou stories.

A automatização é ótima, mas você não pode abandonar suas redes sociais. Precisa entrar nelas sempre para poder mensurar se as estratégias de comunicação estão funcionando e ver o feedback do seu público. Além disso, a plataforma de automatização precisa ser segura e completa, fornecendo relatórios de desempenho das ações realizadas.

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Ações que você consegue automatizar

Quando falamos de redes sociais, não serve para tudo, mas essas ações abaixo podem facilmente ser automatizadas.

Posts: você não precisa entrar nos horários específicos para fazer suas postagens. É possível agendá-las para que entrem automaticamente no horário que você deseja na forma de posts em suas redes sociais. As informações sobre os melhores horários são bem variáveis, então o ideal é que você analise semanalmente os períodos em que suas publicações bombaram para obter informações e definir parâmetros a seguir.

Mensagem direta: dar boas-vindas, indicar o link do seu site ou notificar seus clientes sobre promoções nunca foi tão fácil. Basta configurar o recurso de mensagem direta que seu perfil enviará mensagem direta (DM) automática para cada novo seguidor. No Facebook, por exemplo, é possível configurar mensagens de ausência e mensagens para quem abre sua página interagir com você.

Controle de seguidores: muito utilizada no Instagram, essa ferramenta de automação segue pessoas que possuem interesse pelos seus produtos, conteúdo ou serviço, para que elas o sigam de volta. Serve também para oxigenar suas redes, pois ela também deixa de seguir que não te segue de volta, perfis inativos e spammers.

Interação com seguidores: esta é outra ação muito popular, principalmente no Instagram, que consiste em comentar e curtir com mensagens padrões nas publicações de seus seguidores.

Plataformas muito conhecidas:

Tweetdeck: pode ser usada gratuitamente direto no seu desktop. Possui o selo de qualidade do Twitter. Pode ser conectado com Facebook, LinkedIn e, principalmente, com o Twitter.

Sprout Social: com muitos recursos, esta ferramenta é a mais cara entre as pagas. Entre seus recursos principais estão agendamento de postagens e relatórios. Ótimo para que trabalha em equipe, pois permite criação de vários usuários para acesso, bem como acessos simultâneos e a possibilidade de criar rascunhos de produção de conteúdo e deixar salvos para o revisor. Conecta-se com Facebook e Twitter . O preço mínimo é US$99 mensais.

Postcron: conecta-se com Facebook eTwitter . Ferramenta simples, possui versões gratuita e paga. Na gratuita, permite agendar até 10 posts por dia em cada rede. social. Possui  extensão para o Google Chrome.

Hootsuite: muito famosa e interativa, conecta-se com Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, etc.. Possui versões gratuita e paga.

Buffer: essa ferramenta permite listar conteúdo e programar os dias e os horários das postagens ao longo da semana. Compatível com Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e App.net, possui versões gratuita e paga. Essa ferramenta também fornece relatórios mostrando dados sobre a repercussão dos posts. A versão paga custa de US$50 a US$250 por mês.

Post Planner: Esse aplicativo permite postar o seu conteúdo no Facebook. Muito interativo e fácil de usar, ele fornece dados sobre os principais assuntos do momento e sobre os posts mais curtidos e compartilhados. Desta forma você consegue elaborar conteúdo viral para suas redes. É um app pago.

Conclusão

Apesar de automatizar as redes sociais ser muito útil para quem trabalha com seu gerenciamento, é preciso sempre lembrar que a interação humana é essencial.

Não adianta passar a sensação aos seus seguidores (e possíveis clientes) a sensação de que eles conversam com robôs.

A automação irá fazer o seu trabalho no momento em que você precisa descansar durante o dia.

Mas, todos os dias você precisa abrir todas as redes sociais e verificar as interações, fazer o seu próprio relatório com base nos dados fornecidos pela rede cruzando com os seus conhecimentos e estudos de mercado, bem como verificar se a automação cometeu algum erro durante o funcionamento.

Verifique também junto a rede social se é permitido automatizá-la para não ter problemas de bloqueio ou de shadown ban.

Espero que esse artigo sobre como automatizar as redes sociais tenha te ajudado.

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