O tráfego é a ar do seu blog ou site e sua meta principal deveria ser aumentar o tráfego orgânico.
Porque sem tráfego você não consegue ter leitores para seu blog, captar leads, inscritos para sua lista de e-mails e clientes.
Ele é a solução e problema da maioria dos sites e blogs que existem dependendo da sua existência ou não.
Sem tráfego orgânico (visitas vindas dos mecanismos de busca como o Google e o Bing ou de redes sociais), você tem que contar somente com tráfego pago (Google Adwords, Facebook Ads).
Como você vê na imagem acima, eu apenas tenho tráfego orgânico.
Ele aumentou em 342% de fevereiro de 2018 para março de 2018. Foi de 1.427 para 6.304 buscas (previsão).
Usei uma estratégia que aprendi e que agora vou dividir com você.
É interessante notar a rapidez desse resultado porque apesar de aparecer aqui de forma mensal, eu notei diferença no tráfego de uma semana para outra.
Vamos ao passo a passo:
Entre no site da SEMrush e digite o endereço do seu site no campo abaixo:
A SEMrush é uma excelente ferramenta de SEO que é paga, mas permite que você faça algumas consultas gratuitas e limitadas por dia, assim como um teste completo e gratuito na ferramenta por 07 dias.
Mesmo na versão gratuita, você consegue obter informações preciosas.
Para ter resultados massivos e profissionais, recomendo usar a versão paga que oferece um mundo de informações (busca de palavras-chaves, análises de conteúdos, tópicos, relatórios atualizados, etc) para deixá-lo na frente da concorrência.
Além de colocar o endereço do seu site, selecione a opção BR (Brasil) caso seu site seja brasileiro, senão, selecione a opção do seu país.
Quando que você entrar, ele te levará a um dashboard e provavelmente pedirá para você se cadastrar para obter mais 10 respostas gratuitas.
Cadastre-se porque ele sempre pedirá que você se “logue” nas próximas vezes. Como default, o dashboard mostrará o botão da opção americana.
Altere para o botão para a opção BR ou do seu país.
Você terá a visão “Domain Overview” para Desktop, o que significa que ele está te dando uma visão geral de desktop como abaixo:
Registre quais são seus números antes de aplicar a estratégia para que você veja as alterações.
O que é importante registrar:
Em “Organic Search”, veja qual o número atual, assim como Keywords (quantidade de palavras-chaves) e traffic cost (que é o custo do tráfego que você teria caso precisasse pagar via Adwords), mas está conseguindo organicamente.
Na parte de baixo do dashboard você terá a visão das suas top palavras-chaves.
Caso você esteja na opção gratuita, você não conseguirá ver tudo, mas como eu disse, ainda assim é possível tirar bastante informação como abaixo aonde está escrito “Pos” de Posição.
Essa posição relacionada a keyword (palavra-chave) significa em que ponto você está na busca do Google quando alguém digita essa palavra-chave.
Caso você não saiba, é importante enfatizar que o Google mostra em torno de 8 resultados por página. Estar na posição 4 como mostrado no dashboard acima signfica que estou no 4o lugar da 1a página do Google para aquela palavra-chave.
Veja abaixo:
Você pode ver também que esse post foi publicado em 6 de março de 2018.
Seguindo a explicação acima a partir da 9a posição você está na 2a página do Google.
A ideia aqui é pegar palavras-chaves que você já está rankeando na 2a página do Gogle (9a a 15a posição), verificar um volume de buscas interessantes e fazer um novo post incrível baseado nessa palavra-chave ou nessas palavras-chaves.
Porque isso funciona?
É simples. Você já está rankeando na 2a página para essa palavra-chave.
O Google já acha que seu site é uma boa opção para ele apresentar, mas ainda não é uma ótima opção.
Quando você foca nessa palavra-chave e escreve um texto de qualidade superior, o Google entende que você é uma autoridade nesse assunto e te passa rapidamente para a 1a página.
No meu caso usei a ferramenta da Semrush como falado acima e encontrei a palavra small pdf que eu havia usado numa tag na 14a posição ou seja na 2a página do Google.
Apesar dessa palavra-chave não ser a melhor no meu nicho que é marketing digital, ela ainda é relevante porque trata-se de uma ferramenta de pdf de interesse geral, especialmente para quem tem um negócio online.
Um tanto de pessoas já estava vindo através dessa palavra-chave, mas a quantidade de visitas aumenta muito quando você está na 1a página, especialmente nos 3 primeiros resultados.
Mas o mais interessante é que 246.000 pessoas procuram essa palavra-chave (é só verificar no dashboard acima).
Isso é uma montanha de gente.
Depois de uma semana ele passou para a 3a posição e agora caiu para a 4a posição. Mesmo na 4a posição, o Google manda 54,63% desse tráfego para mim. Veja abaixo:
Uma vez identificada a palavra-chave que vai lhe trazer muito tráfego, agora chegou a vez de escrever seu post/ artigo.
É essencial que seu post seja de qualidade.
Claro, abrangente, aprofundado, com mais de 1.000 palavras e de preferência melhor do que da concorrência.
Siga também esses outros pontos para garantir que o Google e os usuários vão te amar:
Garanta que seu post tem esses 15 itens checados antes de publicá-lo;
Segue um tutorial em vídeo com o passo a passo:
Feito tudo isso, tenho certeza que você conseguirá muito mais tráfego orgânico. Espero que você aplique essa estratégia e volte aqui para me contar os resultados.
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