Neste artigo você irá conhecer os 9 principais elementos de design imprescindíveis para seu negócio.
E fato que toda empresa necessita de uma identidade para representá-la visualmente no mercado transmitindo sua personalidade.
É por meio do logotipo, por exemplo, que os consumidores reconhecem a empresa em meio a tantas outras.
O profissional responsável por criar a identidade visual da sua empresa é o designer. Muitos empresários ainda têm a visão de que o design é algo que qualquer pessoa pode fazer.
Realmente as ferramentas estão disponíveis a todos, mas só o profissional é capaz de assegurar que o seu investimento dará retorno.
A parte do marketing que cuida da identidade das marcas é denominada branding. A identidade visual precisa ser única, alinhada às características da empresa e de forma alguma pode ser semelhante a de outras empresas do mesmo ramo, pois isso irá confundir os consumidores e pode ser considerado má-fé.
Abaixo você irá descobrir quais são os 9 principais elementos de design que vão alavancar a sua marca na internet e no mundo real.
Símbolo: é o sinal que representa o nome da empresa.
Logotipo: é a forma como o nome da empresa é registrado.
Marca: esse é o elemento principal da identidade visual de uma empresa. Ele é utilizado em todos os materiais de divulgação. Ser o mais simples possível é uma boa estratégia, principalmente, para quem não pode pagar o serviço de um designer.
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Tipografia: se refere ao tipo de letra (fonte) a ser utilizada na identidade da marca. Ela precisa ser facilmente visível e muito legível. Mais uma vez: seja simples! Use fontes neutras e não use mais do que duas. Uma dica: fontes com serifa projetam formalidade. Busque conhecimento sobre fontes na internet. Existe uma infinidade de tipografias gratuitas para serem utilizadas e vários estudos sobre o impacto que cada uma uma exerce nas pessoas.
Cores: cor é um elemento fundamental para qualquer marca. Cores em geral mexem com o emocional das pessoas. E para cada cor existem diversos tons. Por isso recomenda-se pesquisar sobre teoria das cores e também como aplicar as cores em seu negócio. Isso evitará que aplique cores que vão afastar as pessoas de seu negócio. Por exemplo: não use preto em negócio que lida com crianças. Um dica de ouro: contraste de cores ajuda a aumentar as conversões no meio digital.
Personas: esse é o primeiro passo para desenvolver a identidade visual. Defina as personas (representação dos seus clientes ideais) utilizando dados demográficos (idade, sexo, localização e renda mensal) e adicione a cada uma delas personalidade (defina os gostos, necessidades e desejos).
Propósito visual: teste várias formas de representação visual da sua marca. Use o senso comum e suas personas durante esses testes e não tenha receio de dar um passo para atrás. Alguns exemplos do que precisa ser evitado: elementos mal posicionados confundem as pessoas, assim como cores fortes dificultam a leitura e excesso de texto torna a leitura cansativa.
Defina o lugar do design dentro da sua estratégia de marketing. Por exemplo: um e-commerce precisa focar no design como estratégia de vendas.
A apresentação dos produtos precisa chamar a atenção do cliente e o site precisa respeitar princípios do design digital (como usabilidade, arquitetura de informação, etc.).
Já um site de notícias tem os textos como o conteúdo principal. O ideal é equilibrar palavras, imagens e vídeos para ter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.
Branding nas redes sociais: as redes sociais são a principal fonte de contato entre empresas e clientes hoje em dia. Desenvolver estratégias de marketing nesses canais é fundamental para fidelizar as pessoas e obter novos negócios. Use e abuse de imagens nesses canais. Recomenda-se usar as mesmas cores, tipografia e logo da empresa. Além de garantir profissionalismo, a marca será facilmente identificada nas redes sociais. Uma dica: veja como grandes empresas nacionais e multinacionais se apresentam nas redes.
Marketing off-line: diz respeito a todas as ações desenvolvidas fora da internet. O mais antigo e famoso instrumento utilizado nesta estratégia é o cartão de visitas. Nele constam o nome, cargo e contatos dos funcionários da empresa. Eles são distribuídos pessoalmente em reuniões e eventos. Complementam a identidade visual off-line: panfletos, samplers, papéis timbrados e brindes (canetas, chaveiros, canecas, entre outros).
Por fim, deixamos como dica alguns softwares de design gráfico nos quais você pode criar excelentes peças gráficas para sua empresa, inclusive poderá criar esses elementos de design.
São eles: o pacote adobe (Adobe Photoshop/editor de imagens; Adobe Illustrator/criação de vetores; Adobe Indesign/diagramação de materiais gráficos), COLOURlovers (é uma comunidade online sobre cores), WhatTheFont (ferramenta que identifica por meio de prints a fim de identificar qual é a fonte utilizada), CorelDRAW (criação de vetores/edição de imagens) e Canva (aplicativo para smartphone com layouts pré-definidos). Aproveite.
Esses são os elementos de design essenciais para que seu negócio se destaque e seja percebido como profissional e de grande relevância.
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