Como criar um mídia kit vendedor + 4 templates para baixar

como criar um mídia kit

Se sua intenção em ter um blog é atrair audiência qualificada e marcas pagantes, você precisa saber como criar um mídia kit vendedor.

Antes de tudo, é importante entender o que é um mídia kit.

Um mídia kit é o documento de vendas do seu blog para interessados em anunciar ou fazer alguma outra parceria comercial: escrever um post patrocinado, fazer um review de um produto entre outras atividades que promovam a marca.

O seu blog é um canal de comunicação como um canal de TV, canal de rádio ou revista impressa.

Só que além dele ser digital, ele também é um canal de comunicação de nicho. Ou seja, ele fala com uma audiência muito específica dependendo do tema do seu blog.

Pode ser: moda, alimentação saudável, vida materna, finanças, organização, viagem, etc.

Por outro lado, muitas agências de comunicação buscam canais de comunicação interessantes e de nichos para apresentar a seus clientes.

Elas precisam maximizar a verba do cliente e apresentar propostas que tragam retorno em termos de imagem, visitas ao site, engajamentos, leads e vendas.

Aí que entra o seu mídia kit.

Ele precisa mostrar que seu blog é a melhor proposta de comunicação para aquele segmento ou pelo menos, uma das melhores.

Assim, se você fala de gastronomia, os possíveis interessados em anunciar seriam produtos de alimentação: Qualy, Farinha Dona Benta, Oetker, açúcar União e por aí vai.

Também poderiam ser acessórios de cozinha: Tramotina, Cuisiner, Nadir Figueiredo, Coza, etc.

Enfim, produtos ligados a temática do seu blog.

Se você fala de turismo, os possíveis interessados seriam agências de viagens, hotéis, companhias aéreas e por aí vai também.

Normalmente, todas essas empresas são assessoradas por uma ou mais agências de comunicação.

No site do Meio e Mensagem é possível buscar agências por Estado, Cidade, Especialidade e Clientes.

COMO CRIAR UM MÍDIA KIT VENDEDOR

Ele deve ser claro, conciso, vendedor, interessante e estar consonante com sua marca.

Sua marca deve ser consistente com seu site – ele deve ser uma extensão do seu blog, com um look and feel coeso.

Foque nos pontos abaixo para ter um Mídia Kit vendedor e profissional.

Desenvolva um design atraente

Como bem disse o filósofo chinês Confúcio:

O design do mídia kit do seu blog deve dizer “profissionalismo” acima de tudo.

Ele também estar de acordo com a identidade da sua marca. Recomendo o e-book Marcas Apaixonantes para mais informações nesse tópico.

Seu mídia kit pode ser de uma única página ou de várias páginas.

Existem ferramentas grátis para criação de designs, mas a que mais gosto e recomendo é a Canva.

Ela é uma ferramenta muito simples, mas bastante profissional com uma série de templates prontos para você editar com suas informações.

A ferramenta dá opção de baixar o arquivo após finalizado em vários formatos (pdf, psd, jpg).

Apesar de ser gratuito, alguns itens são cobrados (normalmente cada item gráfico é 1 dólar).

Se você não tem intenção de pagar, use apenas os itens gráficos gratuitos e verifique se os itens cobrados não estão baixando juntos.

Apresente informações importantes

Inclua no mídia kit as informações abaixo:

Logomarca

Inclua no cabeçalho do seu blog do Mídia Kit.

Como um dos elementos visuais mais importantes do seu blog, a logomarca ajuda a estabelecer sua identidade visual.

Foto do rosto

É preciso mostrar quem é a pessoa por trás do blog. A foto deve ser atual (dos últimos 03 anos), de preferência sorrindo.

O ideal é tirar uma foto profissional, mas caso você não possa, esses site dá dicas bem legais de como tirar uma foto de rosto perfeita.

Bio ou Biografia

Tenha já de antemão sua biografia curta e longa.

Para o mídia kit use a biografia ou bio, de forma mais curta e concisa. Escreva uma biografia com sua audiência em foco.

Detalhes como a idade do seu blog, sobre quais tópicos você escreve e qualquer ponto que te diferencie são toques interessantes.

Lembre-se de incluir as conquistas do seu blog, metas e anedotas pessoais. Coloque sua personalidade e de seu blog aqui.

Missão do blog

Qual a missão do seu blog?

Caso você não tenha uma, agora é o momento de criá-la.

A frase de missão do seu blog ajuda a diferenciá-lo de outros concorrentes do seu nicho.

A missão deve dar uma boa noção a sua audiência do porque seu blog existe.

Gráficos

O mídia kit deve ser graficamente fácil de ler e entender.

Use muitas imagens e textos concisos.

As empresas não tem tempo para ficar lendo longos textos.

Estatísticas

Nessa parte você vai mostrar a seu cliente em potencial quais os números do seu site.

Os clientes costumam querer saber qual o alcance e tamanho de sua audiência, assim como o aumento de likes e parcerias.

O Google Analytics é a melhor ferramenta para obter esses dados.

Abaixo algumas estatísticas recomendadas:

  • Visitantes mensais únicos;
  • Page views mensais;
  • Demografia dos leitores. Você pode usar Quantcast para isso. É grátis. Basta cadastrar-se e seguir os passos;
  • Inscritos por e-mail;
  • Outras estatísticas que você ache que são interessantes.

Caso você não tenha números consideráveis, uma alternativa é mostrar percentualmente como seu blog está crescendo.

Seguidores em mídia social

Assim como as estatísticas,  a quantidade de seguidores de mídia social é um ponto chave para as marcas determinarem possíveis colaborações.

As estatísticas combinadas das diferentes mídias sociais dão uma boa ideia do engajamento e influência que o blog exerce.

Tipos de serviços oferecidos

O que você oferece como serviço: posts patrocinados, publieditorial, anúncios via banners (em quais locais), divulgação da marca com sorteio de brindes, review de produtos, divulgação em redes sociais, etc

Cases e testemunhos

Caso você já tenha colaborado com outras marcas ou mesmo outros blogs, você pode colocar os cases de sucesso (trabalhos prévios realizados com sucesso) e pedir testemunhos de umas duas linhas aos participantes.

Se não for possível, coloque as imagens das marcas das empresas com as quais trabalhou.

Informações de contato

Torne fácil para as marcas te encontrarem.

Tenha em seu mídia kit o seu nome, e-mail, número de celular e links para as redes sociais.

Essas dicas foram tiradas em sua maioria do site BloggerKitco, que é uma empresa que desenvolve templates de mídia kits bem legais. É só comprar, baixar e adaptar.

Veja um exemplo abaixo:

como criar um mídia kit

Os valores começam em 17 dólares.

Inscrevendo-se em seu site também é possível baixar 3 modelos gratuitos (um deles abaixo) para você adaptar.

como criar um mídia kit

 

Nunca é cedo demais para fazer seu mídia kit.

Muitos blogueiros entram em pânico quando são contatados por uma marca ou agência e acabam fazendo o seu mídia kit na correria.

Mesmo que você esteja começando, ter um mídia kit mostra conhecimento, iniciativa e profissionalismo.

Abaixo mais template de mídia kit para baixar. Ele é fornecido pelo site Tellmetuesdayblog. Basta cadastrar-se em sua lista.

Todos esses templates vem com instruções sobre como fazer as adaptações (em inglês). Esse abaixo está em doc.

Mais fácil ainda para quem não mexe com ferramentas de design.

 

Como criar um midia kit vendedor

Como enviar o Mídia Kit

Agora que você já tem um mídia kit super legal, como usar, quando enviar?

Você pode contatar marcas e agências de comunicação ativamente ou receber propostas.

Antes de chegar nesse ponto, você já deve ter pensado em quanto cobrar para cada serviço oferecido, certo?

Mas e se seu blog é recente? Você deve cobrar?

Cobrar ou não depende de você. Veja o quanto você se sente confortável ou não.

Oportunidades de colaboração entre blogueiros e empresas que não envolvam dinheiro podem render boa exposição no inicio e uma abertura de porta para outras oportunidades interessantes.

Entrevistas em sites e podcasts, sorteios conjuntos, webinários e outras atividades são propostas interessantes.

Vale avaliar cada uma com carinho pensando no mútuo benefício entre blog e empresa.

Agora, se você está recebendo uma profusão de propostas e sabe que seus números de visitas e mídias estão crescendo vertiginosamente, vale a pena começar a cobrar. Afinal, é seu trabalho.

E a lei da oferta e da demanda fará com que você não seja capaz de atender a todos os pedidos com a qualidade desejada se não começar a cobrar.

Para responder as propostas, as meninas do blog Blogging4keeps usam um texto bem legal  que pode ser adaptado para entrar em contato com marcas e agências também:

Olá Fulano! Obrigada pelo contato.  Sou uma grande fã da marca X e eu adoraria realizar um trabalho conjunto  – anexo está meu mídia kit para te dar uma ideia de como podemos trabalhar juntos, mas adoraria ouvir suas ideias também. Estou a disposição para falarmos por telefone para trocarmos outras ideias ou conversar sobre mais detalhes!”

Últimas dicas para ter um Mídia Kit Vendedor

Tenha uma versão com preço e outra sem preço.

Cada parceria é única e você pode querer enviar uma prévia do seu mídia kit para que seu possível cliente/ parceiro avalie se o perfil do seu blog está de acordo com a marca.

Você também pode querer entender qual a proposta antes de mandar o preço.

Afinal, fazer um post no seu blog é uma coisa, mas participar de eventos é outra.

E mesmo propostas que são similares tem detalhes que acabam fazendo a diferença dependendo de cada marca.

Mas também existe a opção da marca já querer avaliar quais os serviços x preços oferecidos para continuar a negociação.

Assim é legal ter as duas versões.

Bom, espero que esse post tenha ajudado.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência interessante para contar, escreve aqui!!!

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