Por que o tom de voz pode mudar todo o seu negócio?

tom de voz

Sua marca ou empresa, assim como você, tem sua personalidade e precisa mostrar isso para o público.

É necessário que um negócio não seja engessado e tenha uma “voz ativa” para que assim as pessoas entendam um pouco mais do trabalho.

Ela pode ser apresentada como voz ou por textos e imagens, mas precisa estar claro o que sua marca representa. E por isso o tom de voz pode mudar todo o seu negócio.

Para deixar mais claro, veja Kimra Luna e seu negócio.

Seu cabelo azul e sua personalidade estão em consonância com seu negócio e os valores que ela busca passar, assim como seu tom de voz.

Definindo seu tom de voz

Basicamente, você como empreendedor precisa transmitir sua essência nas mensagens publicadas.

Isso pode até parecer algo difícil, mas na verdade é bem simples. A forma como a marca, o negócio se dirige ao público, precisa ser bem delineada.

Alguns elementos que podem ser utilizados são o humor, o sarcasmo ou a informalidade. Tudo vai depender da área de atuação e da personalidade da sua marca.

É fundamental entender o público-alvo, a pessoa que pode se tornar sua cliente. Um público mais jovem, descolado, não vai se identificar com formalidades e conteúdos muito sérios.

Assim como pessoas que estão buscando a solução para um problema podem não gostar muito do sarcasmo. É necessário avaliar isso para acertar no seu tom de voz.

Uma dica fundamental também é pensar porque você está escrevendo ou postando determinado conteúdo no seu site/blog ou enviando pela newsletter.

Sem ter um propósito definido, o conteúdo pode ser vazio e sem sentido algum. E as pessoas vão perceber isso tranquilamente.

A forma como você escreve mostra seu propósito, se você está motivado para o trabalho que está fazendo e se realmente tem conhecimentos sobre determinado assunto. O texto flui, tem um bom ritmo, toca as pessoas que estão recebendo e tem um poder de impacto muito maior.

É uma dica simples, mas ter propósito e encontrar o seu para dar sequência ao trabalho é importante para você e também para o público que vai receber o conteúdo e perceber claramente seu tom de voz sobre o tema.

Imagine que está conversando

É importante perceber que quando está se comunicando com seu público, a formalidade ou conteúdos muito técnicos não fazem sentido. Eles não atraem o seu público-alvo, não geram engajamento e os resultados ficam longe do esperado.

Depois de escrever, criar um áudio ou vídeo, analise o conteúdo e pense se o que foi dito soa como verdadeiro, como você mesmo se comunicando com as pessoas. Caso a resposta seja não, será necessário repensar para que o material seja ajustado.

Imagine você sentado com sua persona na sua frente e uma conversa entre amigos, descontraída e ao mesmo tempo bem produtiva. De que forma sua empresa falaria com essa pessoa? É da mesma forma que no material que acabou de ser produzido?

As pessoas precisam se sentir confortáveis com o que estão lendo, ouvindo ou assistindo. Criar uma conexão, mostrar que por trás da empresa há uma pessoa que entende os sentimentos e está querendo ajudar.

Se a comunicação não for dessa forma, certamente outros negócios irão ganhar a atenção do seu público-alvo e é claro que não é isso que você quer.

Não fale do que não sabe

Importantíssimo não esquecer desse detalhe. O tom de voz e a credibilidade de sua empresa estão em jogo. Portanto, não fale do que não sabe, não tem conhecimento. Escolha assuntos que realmente domina e sabe exatamente do que está falando.

Antes de qualquer coisa, é necessário estudar sobre o tema para falar com propriedade.

Se tem algo que tira a credibilidade e faz com que o tom que você quer dar para o assunto fique prejudicado, é falar de um assunto que não domina.

O público percebe isso, até porque em alguns casos as próprias pessoas podem saber mais do que o conteúdo que acabou de ser publicado.

É um pequeno detalhe, mas indispensável para melhorar seu tom de voz com o público.

Conseguiu compreender a importância de trabalhar melhor o tom de voz no seu negócio?

Mostre que por trás da empresa há uma pessoa que entende o público e sabe do que está falando. Faça a comunicação ser mais direta e assertiva e assim seu negócio vai prosperar e sua credibilidade sem dúvidas vai aumentar.

Se você quer aprender mais sobre “Tom de Voz”, acesse o post “35 Cursos Gratuitos de Marketing Digital”. Lá tem um curso interessante (em inglês) para aprender mais sobre o tema.

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