Como ganhar seguidores no Twitter em 2017 – 14 estratégias

seguidores Twitter

Conseguir ganhar seguidores no Twitter não é uma tarefa complexa, mas exige uma boa quantidade de trabalho e as estratégias corretas para fazer acontecer.

Seguindo estratégias de grandes especialistas no Twitter, consegui que meu perfil do site atingisse a marca de 1.000 seguidores em poucos meses.

Fiz questão de atingir esse número porque era uma marca importante de acordo com eles.

E agora vejo que eles tinham razão.

Demorei em torno de 5 meses para atingir 1.000 seguidores. Até poderia ter ido mais rápido, mas quis dar foco aqui no blog e em outras redes sociais também.

Mas 2 semanas após atingir esse número, consegui mais quase 200 seguidores em 2 semanas. Ou seja aumentei 20% do número inicial em apenas 10% do tempo.

O Twitter acaba pegando tração após o milésimo seguidor.

Assim, decidi que seria legal dividir com você as estratégias que aprendi sobre como ganhar seguidores no Twitter.

O Twitter é uma rede social importante para divulgar seus posts, produtos e serviços.

É a rede social que traz mais tráfego qualificado para meu site após o Facebook.

Ela também traz pessoas engajadas e que estão interessadas no conteúdo.

Se seu post for interessante, ele é retuitado facilmente. Isso aumenta as chances de mais pessoas verem e interagirem com seu conteúdo.

No Twitter também é possível disseminar o conteúdo muitas vezes sem chatear seu público porque a rede é muito rápida e nem sempre seu feed de notícias será visto por todos.

É possível estabelecer um relacionamento mais fácil com seus seguidores. E também gerar curiosidade sobre seus produtos e serviços.

Bom, espero que você esteja convencido da importância do Twitter para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Agora vamos as dicas de como ganhar mais seguidores no Twitter:

#1. Dê atenção ao seu perfil

Vejo muitos perfis no Twitter sem descrição, foto ou logo que se intitulam empresa. Mas se você ser reconhecido profissionalmente você precisa se comportar como um profissional.

Primeiro, é importante criar uma identidade profissional para sua empresa. Nem que seja apenas uma logomarca com o nome da empresa, já é um começo.

Use seu logo para fazer uma capa do Twitter. Mesmo que você não tenha dinheiro para contratar um designer e nem mesmo nenhuma habilidade com design como eu, ainda é possível fazer um design legal e se destacar perante a concorrência. Veja os layouts abaixo:

como ganhar seguidores no Twitter

como conseguir seguidores no Twitter

Todos foram criados por mim no Canva, que é uma ferramenta de design gratuita e muito fácil de usar. Basta cadastrar-se e começar a usar. Eles tem uma série de modelos prontos de vários designs para adaptar com sua linguagem, imagens e logomarca.

Eles tem muitas imagens gratuitas e algumas pagas. As pagas não passam de 1 dólar. Um valor pequeno para uma imagem legal.

Se mesmo assim, você não quiser usar essas imagens, sugiro esses dois outros posts meus com muitos sites com fotos gratuitas:

25 Sites com Stock Fotos Estilosas para Blogs Femininos

25 Banco de Imagens Grátis e Incríveis para Fazer Seu Negócio Brilhar

Enfim, não há mais desculpa para não ter um layout legal no seu perfil.

Se você tiver interesse em ir mais a fundo em criação de uma identidade visual profissional, eu recomendo o livro Marcas Apaixonantes (link afiliado). Apesar de eu ser afiliada, eu mesma adquiri o livro e recomendo muito.

Faça uma descrição impactante ou pelo menos interessante. A descrição deve citar quem você ou sua empresa é, quem você/ empresa ajuda e qual problema você/ empresa resolve e de que forma.

Alguns exemplos:

Nutricionista infantil – Eu ajudo crianças a terem uma alimentação mais saudável de forma divertida.

Advogado contábil – Eu ajudo empresários a pagarem as menores taxas legalmente.

Use no seu perfil as hashtags importantes para seu negócio. Assim você é mais facilmente encontrado.

Se possível e tiver a ver com seu negócio, coloque uma pitada de humor. Sempre chama a atenção e facilita o engajamento.

Outra ideia é colocar na descrição um link pra realizar alguma ação. Pode ser seguir em outra rede social ou mesmo baixar um material gratuito que você está oferecendo.

#2. Conheça seu público

Público ou persona. Isso é muito importante em marketing digital, já que estamos falando de nichos de mercado (pequenos pedaços de mercado) que sua empresa quer atingir.

A nutricionista acima quer atingir mães, certo? Mas são todas as mães? Não, apenas aquelas que tem preocupação que seus filhos tenham uma alimentação saudável.

Assim, é importante entender quem é esse público nos detalhes, como ele é, o que pensa, o que quer, o que teme.  Por exemplo, tenha claro os pontos abaixo:

  • Sexo
  • Idade
  • Posição no trabalho
  • Habilidades
  • Responsabilidades
  • Renda

É importante entender os problemas e as hesitações do seu público comprador. Entender qual o temor em comprar.

Voltando mais uma vez ao caso da nutricionista, a mãe pode ser uma executiva muito ocupada e temer que a nutricionista passe esquemas muito complexos de alimentação infantil e que demandem muito tempo.

Assim, ela apesar de preocupada com a alimentação dos filhos, evita procurar uma nutricionista porque acha que não terá tempo de implementar o programa.

Fazer um post focando nesse aspecto que a mãe teme e mostrando que o programa é fácil e demanda pouco tempo atingirá a mãe em cheio quebrando um de seus paradigmas.

Quando você sabe para quem falar é mais fácil fazer posts que terão um alto engajamento e compartilhamento.

#3. Use a estratégia de seguir e deixar de seguir

De acordo com o site The Social Ms, os maiores influenciadores das mídias sociais de todos os tempos usam essa estratégia. Influenciadores que tem como seguidores 40 mil seguidores no Twitter, até mesmo aqueles que tem mais de 500 mil seguidores.

Essas pessoas usam essa estratégia para se fazer visíveis para possíveis interessados.

A estratégia é baseada num conceito simples: se você seguir as pessoas, elas vão te notar e se gostarem do seu perfil, vão te seguir de volta. Algumas vão seguir de volta, outras não.

Agora, o Twitter sabendo disso restringe o número de pessoas que você pode seguir para não gerar spam. Para seguir mais pessoas, você é obrigado a deixar de seguir algumas.

Para isso funcionar, você precisa achar um modo de seguir contas que tem alta probabilidade em se interessar pelo o que você está tuitando. Assim, as chances são maiores das contas seguirem de volta e engajarem com seu conteúdo.

Para alcançar isso, você pode ter como alvo os influenciadores do seu nicho e seguir quem está seguindo esses influenciadores. A estratégia fica assim:

  1. Encontre os influenciadores na sua indústria/ nicho;
  2. Siga as pessoas que estão seguindo esses influenciadores;
  3. Espere alguns dias;
  4. Deixe de seguir aqueles que não te seguiram de volta.

É fundamental fazer que com que seu perfil seja interessante a esses seguidores. Arrume o layout da capa, coloque uma foto sua e uma descrição interessante como eu falei acima. Tweet informações legais também.

As pessoas querem se relacionar com pessoas interessantes.

No começo siga contas menores. Contas que tem de 50 a 2000 seguidores tem mais probabilidade de seguir de volta.

Para deixar de seguir, existe uma série de parâmetros. Esse post da Postcron fala bem especificamente como avaliar quem você deve dar “unfollow” e como fazer uma bela limpeza da sua conta. Ele também sugere algumas ferramentas para a limpeza.

Note que existem limites para usar essa estratégia antes do Twitter te banir da rede.

Veja aqui os limites:

  1. No começo não siga mais do que 2.000 contas, no máximo.
  2. Uma vez alcançado 2.000 usuários, você nunca pode seguir mais do que 10% da quantidade que está te seguindo. Assim, se você já tem 2.000 seguidores já, você só poderá seguir 2.200 contas.
  3. Você nunca pode seguir mais do que 1.000 usuários em 24 horas.

Comprometa-se a seguir algumas poucas por dia e deixe de seguir algumas 1 semana depois (é essa estratégia que uso).

#4. Poste nos melhores horários

Postar nos melhores horários te dá uma chance maior de alcançar o seu público. Veja o gráfico abaixo do site Viver de Blog. De acordo com eles, o melhor horário para o Twitter é das 13h às 15h de segunda a quinta-feira.

 

Infográfico Melhores Horários Redes Sociais
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Agora o ideal é deixar isso programado. Essa é a beleza do negócio digital, certo? Senão você passará a sua vida na frente do computador divulgando seus posts.

Programe a divulgação dos posts em ferramentas especializadas para isso. Abaixo algumas ferramentas:

Buffer – eu uso muito essa ferramenta e recomendo. É possível programar 20 tweets pela ferramenta. E ter uma análise de como seus posts estão indo. Baixe a extensão no seu computador e a use para programar posts no Facebook e no Google + também.

Postcron – não experimentei, mas como achei deles conteúdo de muita utilidade e qualidade, já recomendo de antemão. Com esse aplicativo é possível programar posts no Twitter, Facebook, Pinterest, Linkedin, Instagram e várias outras mídias sociais. O legal é que tem uma versão em português, com pagamentos em boleto inclusive. O valor parte de R$29,66 por mês. Você também pode colocar a sua logomarca nos posts.

#4. Poste conteúdo de qualidade

A qualidade do seu conteúdo mostra quem você é, sobre o que você entende e quanto tempo você se dedicou para fazer um conteúdo que possa ajudar alguém.

Conteúdo de qualidade é fundamental para tudo. Para mostrar o seu conhecimento, para engajar seu público, fazer com que eles compartilhem no Twitter inclusive.

O conteúdo de qualidade é aquele que se conecta com sua audiência de algum modo: a entretendo, a educando sobre sua indústria, resolvendo um problema, etc

O algorítimo do Twitter beneficia conteúdo de qualidade. Assim, capriche.

Para ver melhor sobre essa questão do algorítimo,  veja o artigo do site Resultados Digitais.

#5. Programe-se para interagir

Apesar de deixar os posts programados, é importante que exista um trabalho humano por um tempo para interagir verdadeiramente com seus prospects e clientes.

Afinal ninguém quer interagir com uma máquina.

Assim, programe-se para semanalmente gastar um tempo para interagir: retuitar conteúdos interessantes, responder mensagens, encontrar conversas sobre o seu negócio com a qual você pode interagir.

Marque uns 30 minutos diariamente na sua agenda para trabalhar no desenvolvimento dessa mídia.

#6. Fixe sua postagem mais importante no topo do perfil

No momento estou divulgando meu webinário que farei na semana que vem, dia 11 de maio. Assim, coloquei a mesma fixada no topo do perfil. Veja a imagem abaixo como é para que você possa fazer também:

No meu caso como ela já está fixada, aparece desafixar, mas a imagem mostra o lugar aonde a função fica.

A imagem fixada não anda com o feed de mensagens. Assim quem entrar no meu perfil verá imediatamente a minha mensagem mais importante.

Esse post costuma ter mais interações também como likes e compartilhamentos.

Experimente colocar também e veja por si mesmo.

Aproveitando, para participar do webinário clique aqui. O webinário será em parceria com a SEMrush, empresa americana gigante. Eles tem um software que te ajuda a posicionar-se melhor no Google. Ou seja um software que te ajuda com o trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

E melhor, o webinário é gratuito 😉

#7. Retuite conteúdos que vão ajudar sua audiência

Essa estratégia serve a dois propósitos.

Primeiro, compartilhar com sua audiência conteúdos interessantes te ajuda a aparecer mais no seu feeed sem criar novo conteúdo o tempo todo e também a ajudar sua audiência.

O segundo propósito é chamar a atenção das pessoas que você retuita, que podem em troca, retuitar seu conteúdo. E ainda melhor, se forem influenciadores, compartilhar para um grande número de pessoas que você também tem como alvo.

Para que seu retuite fique ainda mais interessante, escreva algo, uma opinião sua, uma mensagem motivacional, um pensamento a respeito do conteúdo, uma pergunta.

Assim é o seu perfil que aparece e você colabora com sua própria mensagem, um outro pequeno conteúdo.

#8.Use imagens

Somos uma geração visual. Estamos acostumados mais com imagens de TV, Internet, jogos, etc do que com que ficar parados lendo um livro. P.S.: não eu, amo ler e fico lendo tranquilamente horas.

Mas a maioria das pessoas espera ver imagens e o fato é que elas chamam mais a atenção.

Aposto que o infográfico aqui foi o que saltou aos seus olhos. rs

Imagens são mais poderosas para passar mensagem que alcancem e engajem seu público.

Tweets com fotos obtém 2 vezes retwets do que posts sem fotos de acordo com Marc Guberti (um menino de 18 anos especialista no Twitter).

#9. Aproveite os Assuntos do Momento

Essa estratégia eu acho fantástica, apesar de que eu tenho que confessar que eu mesma nunca fiz para meu perfil.

Nos Assuntos do Momento estão rolando os assuntos mais quentes. Se você conseguir ficar ligado e desenvolver rapidamente um post que envolva o assunto mais a sua empresa, é um sinal certo de engajamento já que muitas pessoas estão envolvidas nesse assunto.

Ontem, por exemplo, o Mark Zuckeberg deu pau no Whatsapp. Se eu tivesse conseguido fazer a tempo um post relacionando o meu site e esse fato, seria um sucesso. Vale a pena experimentar!

#10. Peça para as pessoas retuitarem seus tweets

Essa eu aprendi hoje.

É estranho, mas porque não?  E não tem nada de mais pedir. Use a palavra “retweet” no final dos seus posts. É comprovado que se você utilizar o “retweet” ao final dos seus posts, você terá mais retweets.

E como apenas 1% dos tweets são retweets, não é nada mal estar dentro dessa porcentagem, certo?

# 11. Use um plugin para facilitar os tweets

Se seu site ou blog está em WordPress (eu recomendo), você pode instalar um plugin para facilitar a vida do seu leitor e ajudá-lo a tuitar pedaços interessantes de seu conteúdo.

A frase abaixo foi criada com o plugin Click to Tweet que tenho aqui no blog.

Também uso o plugin Tweet this 

O site da Escola WordPress dá dicas de vários plugins detalhadamente.

#12. Estabeleça metas

Planeje-se para estabelecer metas reais.

Esperar 1 milhão de seguidores de uma semana para outra só acontece se fosse é uma personalidade famosa pelo bem ou pelo mal.

Caso contrário, conseguir mais seguidores é um processo paulatino.

Assim, para não desanimar é importante estabelecer metas factíveis.

Que tal conseguir 1.000 seguidores em 3 meses? Usando essas estratégias de modo agressivo (calma, mas nem tanto!), você consegue.

A minha meta era alcançar o mais rápido possível 1.000 seguidores. Agora quero alcançar 5.000 pelo menos até o final do ano.

#13. Use hashtags

As hashtags são a forma que as pessoas tem de chamar a atenção e encontrar o conteúdo que elas estão procurando.

Assim, se você quer divulgar algo do mundo fitness, use #fitness e outras hashtgs como #sarado ou #regime e outros hashtags do seu nicho.

Isso aumenta as chances do seu público te encontrar.

Veja o que seus concorrentes estão usando e acompanhe o movimento.

#14. Tenha consistência

Como eu disse no começo desse post, ganhar seguidores no Twitter não é complexo, mas é bastante trabalhoso.

Nos 05 meses passei todos os dias pelo menos 1 hora trabalhando no Twitter para aumentar os seguidores usando as estratégias mencionadas acima. TODOS OS DIAS, de 2a a 6a feira pelo menos.

É importante que você tenha consistência. Aparecer de vez em quando na rede social não fará que seus seguidores aumentem e nem que você tenha relevância para o próprio Twitter.

Como toda mídia social, o Twitter dá mais relevância para quem está ativo, posta conteúdo de qualidade e engaja mais pessoas. Quanto melhor você estiver nesses pontos, mais ele te sugere como referência e mais seguidores você consegue.

Hoje escrevendo esse artigo consegui apenas 1 seguidor. O Twitter não está feliz comigo 🙁

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