Uma Fórmula de 8 passos para o Sucesso do seu Blog

Sucesso do seu blog

O sucesso do seu blog está diretamente ligado a alguns poucos fatores que pessoas que estão num mercado mais maduro tem conhecimento.

Esses mercados desenvolvem atividades de marketing digital há mais tempo com tentativas, acertos e erros e mais conhecimento aplicado. Assim, acho que vale aprender com eles.

Eu acompanho blogs de mercados que estão nesse estágio como o americano, o inglês e o australiano. E hoje eu trouxe os conselhos do Ramsay, do Blog Tyrant. Ele é um blogueiro australiano com vários blogs de sucesso.

Ramsay criou o infográfico abaixo e cordialmente permite que outras pessoas o utilizem em seus blogs.

O infográfico fala de uma fórmula de 8 simples passos para ter sucesso com o blog, com a qual concordo plenamente e aplico aqui no Plano B Life.

Assim como ele, evito o esquema de “ficar rico fácil e rápido” explorado em diversos sites e blogs.

Muitos desses blogs e sites trazem conselhos muito excitantes, mas que tem pouca substância ou estratégia.

Prefiro construir um negócio ético e a longo prazo. Assim, procuro trazer informações reais para construir um negócio digital lucrativo e de longo prazo também, mas que sim demanda conhecimento e trabalho.

Como ele lembra, muitos sites tentam complicar o processo que não é tão complicado assim. Abaixo o infográfico e uma explicação de seus conselhos para implementação do sucesso do seu blog.

P.S: acrescentei outros detalhes com experiências minhas e toques voltados a nossa realidade.

sucesso do seu blog

O Sucesso do seu Blog em 8 Simples Passos

1. Comece de forma inteligente

  • Tenha seu domínio e hospedagem próprios

Evite começar com configurações gratuitas como Blogstpot, WordPress.com ou Wix. As plataformas são gratuitas por uma simples razão. Você vai gerar tráfego para elas que conseguirão com seu trabalho, captar clientes pagantes.

Melhor começar de forma inteligente pagando por um domínio e hospedagem próprios. Sugiro o WordPress.org. Dessa forma, além de gerar tráfego para si mesmo, você terá a capacidade de ter controle total e customizar o negócio de milhares de formas diferentes.

  • Entenda quem é seu público

O ponto mais importante que vejo é entender quem é o seu público ou sua persona. O seu negócio precisa ter como objetivo pessoas muito definidas. Quem são essas pessoas? Qual a idade? Classe social? Quanto ganham? Qual o estilo de vida atual e o pretendido? Quais são seus medos e sonhos? É de muita importância ter isso bem definido.

  • Faça uma análise competitiva

Antes de comprar o seu domínio é importante ver o nicho planejado para verificar o que outras pessoas estão fazendo. E responder as seguintes questões: é possível fazer diferente? Com uma nova perspectiva? Fazer melhor?

  • Planeje sua marca e design

Sua marca, o tema do seu blog são muito importantes. Gaste algum tempo procurando por um tema responsivo e pense nas cores e fontes para seu site e logo. Para aprofundar-se mais nesse assunto eu recomendo o livro Marcas Apaixonates (link afiliado). Eu mesma tenho o livro e adoro. De forma simples e objetiva te ensina a construir uma marca pela qual os outros vão se apaixonar.

Existe muitos outros itens que você pode querer aprofundar-se antes de ter um blog. Mas esses são os pontos essenciais para começar.

2. Faça os títulos destacarem-se

Os títulos são grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso do seu blog. O título será a primeira coisa a ser vista no Google e nas mídias sociais. De acordo com o site Coschedule, um título pode trazer uma variação de 500% de tráfego para o site.

Outro ponto importante é que os títulos se transformam em anúncios nos resultados de busca do Google. Com um boa chamada, você aumenta a chance de seus posts serem clicados.

Assim, se você quer ter sucesso com seu blog, vale a pena gastar um bom tempo criando títulos que chamem a atenção.

O ideal é desenvolver pelo menos 25 opções de títulos antes de ficar com uma definitiva.

Tenho um post com várias dicas para criar títulos incríveis.

3. Desenvolva uma chamada simples para a ação

Muitos blogueiros quando iniciam seu blog acham que precisam colocar todos os recursos que são oferecidos. Assim, vemos muitos blogs com as sidebars (barras laterais) cheias de anúncios, chamadas para entrar na lista de e-mail, galeria de produtos , imagens, etc.

Isso faz com que a pessoa fique confusa e não tome atitude alguma. Ela entra no que chamamos de paralisia da análise. O medo e a confusão fazem com que ela não tome atitude alguma e a pessoa sai do site.

Aqui no Brasil, eu vejo também muitos blogs que tem anúncios não só na barra lateral, mas por todos os lados. Isso enlouquece qualquer um.

Como bem fala o Ramsay, é muita coisa.

Dê poucas opções as pessoas. Se possível, foque em uma única ação para a pessoa tomar. Exemplos: entrar na lista de e-mail, comprar seu produto, experimentar um produto, etc.

Desenvolva sua estratégia de funil de vendas e com base nela aplique ao seu blog uma chamada para a ação (call-to-action).

4. Tenha como prioridade a construção da sua lista de e-mail

Construir a sua lista de e-mail deve ser a prioridade número 1 do seu blog.

Ela é sua garantia em relação a mudanças dos algorítimos do Google e de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, etc.

A sua lista de e-mail são as pessoas que você atraiu com seus títulos, que clicaram nos mesmos, chegaram ao seu blog e leram o que você tinha a dizer.

Essas mesmas pessoas optaram deliberadamente por entrarem na sua lista. Ou seja, elas fazem parte do público que você busca, mas mais do que isso, elas se identificaram com o conteúdo ou com que você ofereceu em troca de seus e-mails.

Uma lista engajada é sua melhor garantia para o sucesso do seu negócio a longo prazo.

Hoje em dia, muitos iniciantes no mundo digital optam por basear-se totalmente em redes sociais como o Facebook ou o Instagram, por exemplo. Essas pessoas cometem um grande erro.

Essas plataformas tem suas próprias regras, que podem ser alteradas sem aviso prévio.

Assim, se você tem 100 mil inscritos no Facebook e o Mark Zuckeberg determinar por alguma razão que sua conta deve ser bloqueada ou extinta, você perde todos os seguidores que tanto batalhou para conseguir.

Por outro modo, a lista de e-mails é sua. Somente você tem controle sobre ela.

Fora que uma dessas redes sociais pode deixar de existir ou ter uma diminuição de seguidores de uma dia pro outro. É só ver o que aconteceria se você tivesse construído um negócio baseado no Orkut, por exemplo. Seu negócio teria deixado de existir.

Por outro lado, e-mails faz parte de uma tendência crescente:

  • 80% das pessoas que trabalham com marketing de conteúdo usam e-mails – CMI “B2B Content Marketing Research” (2014)
  • 55% das empresas geram mais do que 10% de vendas através do envio de e-mails – Econsultancy “Email marketing census”(2014)
  • E-mail é quase 40x melhor para adquirir novos clientes do que o Facebook e o Twitter – McKinsey & Company (2014)

Além das razões acima, as pessoas acessam seus e-mails várias vezes por dia com facilidade de seus computadores e celulares. E se as pessoas optaram entrar na sua lista, a conversão é ainda maior. Ou seja, parte delas irá tornar-se seus clientes.

Para construir a sua lista rapidamente siga essas dicas:

  • Dê material gratuito

Uma vez que você conhece sua persona, você sabe quais são as suas dores e sonhos. Desse modo, dê gratuitamente algo para evitar ou resolver um problema ou parte do problema. Por exemplo, se você vende produtos para emagrecer, ofereça um e-book com dicas para perder a barriga em 15 dias.

Se você adestra cães, crie um e-book ou vídeo com alguns passos para o cão obedecer a um comando. A ideia é que a pessoa conheça parte do que você oferece, queira obter o material em troca do e-mail, para posteriormente continuar a receber mais informações.

  • Use um pop-up ou slide box

Pop-up ou slide box são comuns no mundo digital, mas bastante invasivos. Entretanto, se você usar de maneira correta, que ele apareça depois de um minuto ou dois, ele aumenta as chances de conversão sem perturbar muito as pessoas.

  • Regularmente mencione os benefícios da lista de e-mails

Tudo bem pedir para as pessoas se inscreverem na sua lista, especialmente se você deu um monte de valor gratuito. Peça no final dos seus posts, na landing page e nas mídias sociais.

  • Coloque um opt-in no final do seu post

Seguindo a dica acima, crie um formulário para que a pessoa possa baixar um material no final do seu post. De preferência um material relacionado ao post. Se você falar por exemplo de moda 2017, coloque um formulário com opt-in para a pessoa baixar as tendências de 2017 que você reuniu visualmente num e-book ou um vídeo exclusivo com dicas extras. Faço isso aqui no blog e tenho um ótimo retorno. Eu uso o plugin Action Box que é gratuito.

5. Adicione recursos e ferramentas úteis extras

Link seus posts com outros posts da blogosfera que podem ajudar a seu público a entender melhor o assunto abordado. Primeiro, isso é bom porque ninguém consegue ser bom ou tão aprofundado em tudo.

Provavelmente alguém já escreveu sobre um ponto que você quer que seu público saiba, mas não é diretamente relacionado ao seu negócio ou escreveu post que você ainda não abordou.

Isso também te ajuda a posicionar-se como um especialista porque os leitores vão associar qualquer recurso excelente indicado com seu blog.

Mas mais importante ainda, quando você linka a outros sites, você entra no radar dessas pessoas. Como backlinks são muito importantes, essas pessoas irão notar, quem sabe divulgar seu trabalho e tornar-se seu amigo.

Foi dessa forma que consegui ser convidada pela SEMrush a palestrar num webinário sobre blogs.

O importante é ajudar outras pessoas com recursos: links, matérias, softwares e materiais gratuitos que você desenvolveu.

Vários blogueiros, como o Brian da Backlinko, que dá dicas de SEO, usam também em seus posts imagens com indicações orientativas e interativas. Veja a imagem abaixo:

sucesso do seu blog

Ele fornece uma imagem interativa que você pode começar a procurar por diversas categorias: tipo de conhecimento em SEO, se você é iniciante, intermediário ou avançado no assunto ou até mesmo as dicas favoritas do Brian.

Esse é exatamente o tipo de post que o Google quer promover nos seus mecanismos de buscas para seus usuários.

6. Faça seus posts mais longos

Crie posts longos. Eles funcionam melhor em termos de rankeamento no Google, conversões e satisfação do usuário.

Conteúdo aprofundado e de alta qualidade são importantes para melhorar o ranking do site e atrair tráfego dos mecanismos de busca.

De acordo com suas próprias palavras:

“Você precisa criar conteúdo longo, o que significa posts de blog de alta qualidade com mais de 2.000 palavras.”

Neil Patel publicou em seu site há um tempo atrás o gráfico abaixo:

sucesso do seu blog

O gráfico mostra uma relação entre a quantidade de palavras e os 10 primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Ele também comentou o seguinte:

“No gráfico acima, você pode ver que o primeiro resultado tipicamente contém 2.416 palavras, e o 10º resultado tem 2.032 palavras. Isso demonstra que o Google prefere sites ricos em conteúdo.”

De acordo com ele, hoje em dia é melhor nos acostumarmos a escrever posts de pelo menos 2.000 a 3.000 palavras.

Conteúdos mais longos, acrescentam mais valor ao seu público e atraem mais backlinks.

Para quem não sabe, backlinks são links externos apontados para seu site. Eles são de extrema importância para otimização do seu site.

O Neil mostra como criar conteúdos longos e de qualidade nesse artigo.

7. Seja único

Esse ponto é importante para novos blogueiros entenderem.

Se você tem uma ideia para um blog, é quase certo que alguma outra pessoa já esteja fazendo também. Mas isso não significa que você não terá sucesso.

Marcas importantes como Subway, KFC tiveram sucesso mesmo não sendo as primeiras do nicho dentro do mercado.

O importante é encontrar um diferencial e ser único. O diferencial pode ser como você aborda o assunto, o nível de profundidade ou até mesmo quão específico você é.

Se você quer falar de viagens (um tema amplo),  você pode fazer pequenas entrevistas com locais já que a maioria dos blogueiros fala sobre ideias de roteiros. Ou mesmo ser específico: viagens gastronômicas, viagens históricas.

Ou ainda mais específico, viagens gastronômicas para conhecer vinhedos, viagens históricas do Mundo Velho. Sempre existe um público interessado no que você quer falar. E com certeza, dessa forma você se tornará único.

8. Dê a si mesmo tempo suficiente para fazer funcionar

Apesar de muitos sites e blogs mostrarem sucessos imediatos, a maioria dos negócios não acontece assim.

O blog, como um empreendimento qualquer, demanda trabalho, compromisso e dinheiro para funcionar.

Ter um blog está mais para uma maratona do que uma corrida de 100 metros.

Muitos blogueiros começam esperando resultados imediatos. Se a sua ideia é ter um blog para fazer dinheiro rapidamente, você pode se frustrar. Blogs que trazem resultados financeiros surpreendentes tiveram o aporte de dinheiro ou de muito trabalho envolvido.

O casal Emi e Jaque e do blog Nômades Digitais, também donos do blog Hypness e Casal sem vergonha, contou na mentoria de seu curso que seu primeiro blog, como o Hypness, que hoje em dia é um grande sucesso (5 milhões de vistas/ mês) alcançou o sucesso.

Eles passaram mais de 6 meses escrevendo vários posts todos os dias (às vezes 5 por dia) para aumentar as visitas e conseguir empresas patrocinadoras do projeto.

Fiz o curso deles e recomendo muito para quem tem interesse em ter um negócio digital e conhecer o mundo ao mesmo tempo.

Também gosto muito do blog da Xosarah, que mostra ano a ano, num período de 4 anos, como ela aumentou sua lista de e-mail de 0 a 12.700 assinantes (agora já são mais de 20.000), média mensal de pageviews, seguidores no Twitter, seguidores no Pinterest, produtos lançados ano a no e renda ano a ano.

Você verá que o negócio começou pequeno e foi tomando forma. É uma boa perspectiva para manter-se persistente e motivado. Além do dinheiro, existem outros motivos bastantes satisfatórios em ter um blog enquanto você não ganha quanto havia planejado.

Se você quer mais informações sobre como construir um blog e ter sucesso com seu blog, veja o webinário abaixo que fiz em parceria com a SEMrush.  Eu explico detalhadamente como criar um blog profissional:

Se você tem um blog, eu adoraria saber se você aplica essas táticas e quais outras você já experimentou e deu certo. Compartilhe aqui com a gente!

E lembre-se de baixar o guia com 129 idéias de títulos prontas para o seu blog.

*Esse post tem links de afiliação. Isso significa que se você decidir adquirir algum plano, eu recebo uma porcentagem pela indicação, mas o valor para você é o mesmo que você tivesse comprado diretamente. Assim, se você comprá-lo com meu link ficarei bem feliz. 😉 É importante enfatizar que apenas recomendo produtos que usei ou são de alta qualidade e relevância para o negócio. 

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