Super escalabilidade – O clube dos bilhões e você

Super Escalabilidade

Escale seu negócio

Estamos vivendo numa época sem precedentes.

Thomas Frey, considerado pelo Google como o top palestrante futurista, estuda tendências futuras e desenvolve ideias originais com base nesses estudos.

De acordo com um desses estudos, até recentemente a palavra “bilhões” era raramente usada fora dos círculos científicos.

Foi perto de 1800 que o mundo alcançou 1 bilhão de pessoas.

Somente a partir dos anos 70 que o conceito de globalização entrou no nosso vocabulário. A internet ainda não estava na consciência da maioria ainda, mas a existência de telefones, satélites, televisões a cabo e vários serviços aéreos entre os países já davam a noção de que o mundo era um lugar mais conectado.

Depois os computadores e a World Wide Web começaram a quebrar as barreiras entre as pessoas e os negócios. O evento raro de uma empresa multi-nacional tornou-se tão fácil quanto lançar um website.

Poucas pessoas tem prestado atenção, mas as empresas com super escalabilidade são o que existe de mais quente no momento.

Numa entrevista recente, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg disse, “Isso pode soar um pouco ridículo ao dizer, mas para nós, produtos não são tão interessantes para se tornarem negócios até eles terem em torno de 1 bilhão de pessoas os usando.”

Super Escalabilidade – O Clube dos Bilhões

A evolução do número de empresas, pessoas e tecnologia tem crescido rapidamente ao longo do tempo.

  • 1916 – John D. Rockefeller – Com sua parte na Standard Oil, John D. Rockefeller tornou-se o primeiro bilionário. Em 2015, a Revista Forbes  reportou que o número cresceu para 1.826 bilionários ao redor do mundo.
  • 1963 – McDonalds – O McDonalds levou 23 anos para vender seus primeiros 1 bilhão de hambúrgueres.
  • 1968 – Televisão – Primeiramente inventada em 1927, levou 41 anos para o número de TVs alcançar 1 bilhão de unidades vendidas em todo o mundo.
  • 1980 – 1 Giga de Armazenamento – A corrida para criar o primeiro dispositivo de armazenamento foi ganho pela IBM com seu dispositivo de armazenagem de 3380, introduzido em Junho de 1980.
  • 2003 – Bicicletas – Com mais de 2000 anos de história, a indústria da bicicleta cruzou a marca de 1 bilhão em 2003.
  • 2005 – Internet – A Internet levou 36 anos para alcançar seus 1 bilhão de usuários em 2005, mas apenas 5 anos mais para alcançar 2 bilhões.
  • 2007 – Netflix – Começando com um serviço de entrega de DVD, a Netflix entregou seu bilionésimo DVD em Fevereiro de 2007.
  • 2010 – Carros – É estimado que o número de carros no mundo tenham ultrapassado o limite de 1 bilhão de carros em algum ponto de 2010.
  • 2010 – Busca do Google – Depois de 12 anos de crescimento exponencial, o Google alcançou 1 bilhão de buscas por dia em 2010.
  • 2010 – YouTube – Depois de apenas 5 anos nos negócios, YouTube tem uma média de 2 bilhões de downloads ao dia em 2010.
  • 2012 – Facebook – 8.5 anos depois de seu lançamento, Facebook alcançou seu primeiro bilhão de usuários em Setembro de 2012.
  • 2012 – Microsoft Office – Em 2012, Softpedia anunciou  que a Microsoft entrou oficialmente no clube de 1 bilhão de usuários para o MS Office.
  • 2012 – Psy – O pop star coreano Psy foi o primeiro a alcançar 1 bilhão de downloads no YouTube de seus vídeos de música “Gangnam Style,” uma façanha realizada em 158 dias.
  • 2013 – Google Android – O software open source lançado pelo Google em 2008 explodiu para  1 bilhão de usuários em Junho de 2013.
  • 2013 – Google Play – A loja de aplicativos do Google cresceu para incluir seu bilionésimo aplicativo em Julho de 2013.
  • 2013 – Os telefones Android  – Em Setembro de 2013 o Google anunciou que 1 bilhão de dispositivos Android foram ativados.
  • 2014 – Telefones móveis – Em 2014, as assinaturas dos telefones móveis cresceram mais de 7 bilhões, penetrando 100% da população global, alcançando até mesmo a base da pirâmide econômica.
  • 2015 – Uber – Depois de 5,5 anos nos negócios, a Uber entregou seus 1 bilhão de corridas em 24 de Dezembro de 2015.
  • 2015 – Didi Kuaidi – A versão chinesa caseira do Uber, alcançou seu bilionésima corrida no começo de 2015, depois de apenas 11 meses nos negócios.
  • 2015 – Google Chrome – O web browser mais popular do mundo atraiu seu bilionésimo usuário em Maio de 2015.
  • 2016 – Facebook Groups – Enquanto soa irônico descrever um aplicativo com mais de 1 bilhão de usuários como relativamente desconhecido, o Facebook Groups é exatamente isso, alcançando 1 bilhão de usuários em Janeiro de 2016.
  • 2016 – What’sApp –  O aplicativo de texto gratuito de mensagens, adquirido pelo Facebook, invadiu o clube de 1 bilhão de usuários em Fevereiro de 2016.
  • 2016 – Websites – Quando se trata de Internet, nós transgrediremos a barreira de 1 bilhão de websites em algum ponto de 2016.
  • 2014 – Gmail – O serviço popular de e-mail do Google alcançou seus 1 bilhão de usuários em 2016.
  • 2016 – Apple – Num recente press release, Tim Cook, presidente da Apple alardeou que “nossa base instalada recentemente cruzou um marco importante de um bilhão de dispositivos ativos.” Isso cobre todos os produtos da Apple, dos MacBooks aos iPhones, até os Relógios da Apple, e alguns usuários frequentemente tem múltiplos dispositivos.
  • 2016 – Adele – A super estrela da música Adele estabeleceu um novo recorde com seu vídeo de música “Hello” alcançando 1 bilhão de downloads no YouTube em apenas 87 dias.

Veja o artigo completo.

As 8 Leis da Super Escalabilidade

Aqueles que estão pensando em lançar negócios super escaláveis tem um quadro de referências diferente dos que pretendem lançar negócios mais tradicionais. É uma mudança de mindset filósofico e operacional naqueles que estão envolvidos:

  1. Instantaneamente Global – Sempre que uma empresa lança um website, ele se torna instantaneamente um empreendimento global com consumidores globais, usuários globais, fidelidade global.
  2. Fidelidade do Consumidor em Primeiro Lugar – A lealdade dos consumidores é mais importante e ela vem rápido quando os produtos são grátis.
  3. A Lei dos Números Grandes – Quanto maior a base de usuários, mais valorosa a empresa se torna. Cada interação tem valor e sempre tem espaço para mais interações.
  4. A rapidez das Startups –  As start-ups podem sempre se mover mais rapidamente, por mais tempo e de modo mais agressivo do que as incubadoras. 
  5. Experiência do usuário – Cada transação pode ser melhorada, acelerada ou feita de modo mais fácil para usar. Todas as experiências dos consumidores tem espaço para melhorias.
  6. Interações dos Clientes – Cada relação empresa-consumidor pode ser hiper-individualizada para o exato tipo de interação que cada cliente deseja.
  7. Software e Automação são muito mais escaláveis que as pessoas – Sempre que possível, o talento humano devem ser substituídos pelos softwares e automação.
  8. Clientes são mais importantes que o lucro – Nos anos iniciais das start-ups, fazer crescer uma base de usuários é sempre mais importante que lucros de curto prazo.

Ele ressalta também que qualquer erro gera um impacto monumental.

E o que tudo isso tem a ver com você?

Esses grandes números mostram que qualquer negócio na Internet tem o potencial de alcançar grandes números: impactar muitas pessoas, gerar muitos clientes e muito dinheiro.

O seu novo negócio pode de não ter a pretensão de ser um Facebook, Uber, Youtube ou Google da vida. Mas ainda assim estamos numa era de números grandiosos e incríveis.

Com a internet podemos alcançar o mundo todo. Com 7,3 bilhões de pessoas no mundo, mesmo um centavo gera um lucro de 73 milhões.

A  possibilidade de desenvolver um joguinho que pode ser baixado por um fração global, vamos dizer: 1 milhão de pessoas com valor de 1 real e gerar 1 milhão de reais, visto pela dimensão do total, chega a ser um número pífio.

Ou seja, se você está vivo aqui agora, você tem a chance de com seu trabalho (de qualquer lugar que você quiser) alcançar números grandiosos e um futuro mais significativo através de um negócio baseado simplesmente no seu computador.

Não perca essa chance. 🙂

 

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.