Como ganhar dinheiro com blog – As 5 melhores formas

Como ganhar dinheiro com blog

Aprenda a melhor forma de ganhar dinheiro com seu blog.

Você quer ganhar dinheiro com seu blog, mas não tem a menor ideia como conseguir isso?

Tem ouvido falar de várias blogueiras ganhando muito dinheiro, mas não sabe quais as possibilidades e os caminhos para que isso seja possível?

No Brasil, criar um blog de forma profissional é ainda é algo raro, já que o mercado digital por aqui está engatinhando. Poucas pessoas criam um blog com o propósito de ganhar dinheiro e ainda menos de forma estratégica.

A maioria dos blogs profissionais criados por pessoas, especialmente os femininos, são ligados a área estética ou materna. São blogs que falam sobre maquiagem, cabelos, moda, alimentação, emagrecimento e maternidade.

A quase totalidade dos blogs profissionais são de empresas que foram assessoradas por empresas de comunicação.

Mas existe uma infinidade de assuntos não abordados de forma profissional.

Nos Estados Unidos esse já é um mercado enorme. A grande maioria das pessoas tem conhecimento sobre as infinitas possibilidades de como ganhar dinheiro com blog. E cada vez mais pessoas entram, o que o torna um mercado bastante profissional e ultra-competitivo.

No Brasil ainda é um mercado iniciante. Assim tem bastante espaço para crescimento. Por isso, é uma ótima hora de começar o seu e destacar-se.

Nesse post falarei sobre as 5 melhores formas de como ganhar dinheiro com seu blog.

É legal notar que todas as formas abaixo tem seus pontos fracos e seus pontos fortes e também dependem muito de quais são seus objetivos, interesses e empenho.

5 melhores formas de ganhar dinheiro com seu blog:

    1. Banners e posts patrocinados

Uma das formas de ganhar dinheiro com seu blog é através de banners e posts patrocinados. Posts ou banners patrocinados nada mais são que anúncios digitais pagos por uma empresa. Os posts ou banners podem ser no seu blog ou em algumas de suas mídias sociais (Facebook, Instagram, Youtube, etc.).

Eles podem ser imagens no Instagram com a exibição do produto do anunciante, podem ser um vídeo que você fala bem do produto ou mesmo um post explicando como usar o produto. Entre muitas outras modalidades que vão da criatividade do anunciante e da sua agência.

Se você quer ganhar dinheiro com posts patrocinados é preciso ter em mente que as grandes empresas só irão “atrás de você” se seu blog tiver uma audiência mensal bem interessante, algo em torno de 100 mil page views para cima.

Nessa modalidade você é um veículo de comunicação digital. Pense em você como uma Rede Globo. O que você tem de interessante para oferecer aos anunciantes?

Você precisará produzir conteúdos bem legais para atrair e fidelizar sua audiência. O que isso será? Vários artigos? Entrevistas? Dicas diárias? E em qual formato? Escrito? Vídeo? Podcasts? É importante que haja uma consistência também para que seu público entenda quando existirão novos conteúdos.

Pense novamente na Globo. Ela exibe as novelas de segunda a sábado em determinados horários. O que você vai oferecer. E quanto e quando? 1 episódio semanal de 15 minutos? Um post diário? Seu blog terá diferentes áreas preenchidas com conteúdos em diferentes dias? Note que se você se comprometer, terá que aparecer aquele dia (semanal, diário) com alguma coisa nova e original.

Se você quer atrair grandes anunciantes, você precisa ter um blog atraente e verificar se no seu nicho existem empresas com produtos e serviços correlatos para anunciar. Por exemplo, se você fala sobre carro de forma geral, existem empresas grandes com Volkswagen, Ford, Fiat entre outras que poderiam ter interesse.

Se você fala sobre mais especificamente sobre carros luxuosos, existe toda uma outra gama de empresas (Chrysler, Ferrari, Aston Martin, etc). Veja quão amplo ou estreito é o mercado sobre o qual você fala e o quais seriam seus potenciais anunciantes.

Para mostrar o que você tem a oferecer é importante que você tenha um Mídia Kit (um documento com as informações mais importantes do seu blog).

Algo como: sobre o que é o blog, quantidade de visitas e page views/ mês, qual o perfil da sua audiência (sexo, idade, classe social, ocupação, localização), números de seguidores em mídias sociais, exibição de cases caso você já os tenha, quais espaços ou serviços você oferece entre outras informações.

Esse Mídia Kit precisa ficar exposto nos seu blog para que os interessados possam avaliar seu perfil e o que você oferece.

Um bem legal é o do site Hypness. Eles são um bom exemplo de empresa que investiu em criação de conteúdo para atrair anunciantes. O Mídia Kit deles é super atraente e como bons publicitários que eles são, eles atraem clientes enormes.

Você pode aprender como criar um mídia kit nesse artigo do site: “Como criar um Mídia Kit Vendedor”.

Outros exemplos de sites que vendem espaços para anunciantes são o site Vida Organizada e o blog materno Agora sou mãe.

É importante aqui mostrar grande profissionalismo já que esses blogs são analisados por agências de comunicação que os ofertam a seus clientes. Quanto mais profissional o blog apresentar-se, maiores são as chances de você ser contactado.

Resumindo, é fundamental um bom planejamento que para que você tenha sucesso com anúncios patrocinados. A não ser que você já disponha de dinheiro, inicialmente você terá que contar somente com seu esforço. E a medida que o blog cresce você poderá contratar outras pessoas para te ajudar.

Pontos fortes: os valores pagos pelas empresas variam, mas se seu blog é grande, os valores são generosos. Você também ganha relevância no mercado e exposição na sua área. Dependendo do que você fala, ela pode te convidar para cobrir um evento (muito comum em moda), viajar (comum em blogs de viagem) ou dar palestras sobre determinado assunto.

Pontos fracos: é preciso manter uma boa audiência para que as empresas continuem a interessar-se em anunciar em seu blog. Sendo assim, você precisa comprometer-se a criar uma grande audiência e mantê-la fidelizada. E para isso terá que produzir conteúdo de qualidade constantemente.

Se com tudo isso, você se animou e quer ganhar dinheiro com seu blog nessa modalidade, você tem algumas opções: você pode esperar as empresas virem atrás de você, entrar em contato com as agências de comunicação das empresas que você tem interesse. Ou entrar em contato com empresas que fazem a intermediação desses serviços. Abaixo seguem algumas:

IZEA – a plataforma conecta blogs e marcas interessadas em anunciar. É preciso fazer um cadastro inicial na versão free. Você tem que completar com o perfil do seu site e das suas mídias sociais. Assim as empresas vêem se seu perfil combina com o da sua marca. No caso deles acharem seu perfil interessante, eles oferecem um valor que você aceita ou faz uma contra-proposta. Caso você faça um “upgrade” (pago, claro) você tem acesso a mais recursos. Tudo em inglês.

Monnumetric – outra plataforma em inglês que conecta blogueiros e empresas interessadas em anunciar.

    1.  Como ganhar dinheiro com blog – Mercado de afiliados

Ser um afiliado nada mais é do que tornar-se um vendedor digital para uma empresa.

No mercado offline, um vendedor é contratado para vender, ganha um fixo e uma comissão. No mercado virtual, você ganha a comissão quando vender, mas pode ser quando alguém clicar ou alguma outra ação for realizada. E como isso é feito?

Algumas empresas abrem a possibilidade de afiliação. Você como um produtor digital ou publisher se inscreve em seus programas e passa a recomendar a sua audiência seus produtos. Em muitas delas você preenche um questionário, eles avaliam seu blog e te autorizam ou não a ser um afiliado. Em outras a burocracia é menor.

Assim que você é aceito, eles te fornecem links personalizados para você usar em seu blog e mídias sociais. Muitos oferecem materiais de vendas como banners, vídeos, sequências de e-mails já prontas para adaptar e enviar, etc

Uma vez que você realize a venda através de um link deles, eles te avisam e posteriormente te enviam a comissão a que você tem direito.

Apesar de parecer que é só pegar o link, lançar por aí e esperar o dinheiro chegar, não é bem assim.

Você precisa associar-se a empresas que tenham a ver com seu nicho. Se você fala de maternidade, é legal indicar empresas que forneçam produtos e serviços para bebês e crianças.  Se você fala sobre dieta vegetariana, você pode indicar empresas de alimentação ligadas a alimentação vegetariana. Enfim, você entendeu, certo? Associe-se ao que tem a ver com seu blog.

Outra coisa importante é só recomendar empresas idôneas. Eu particularmente gosto só de recomendar o que eu própria uso ou já usei. Nesse blog existem diversos recomendações de livros para ler, site de hospedagem e inclusive o curso para aprofundar-se no mercado de afiliados que eu fiz e indico que é o curso do Anderson Chipak.

Pontos Fortes: você está apenas recomendando outros produtos e serviços, que como dito acima, devem ser de qualidade. Mas nessa modalidade você não precisa criar o produto, fazer uma landpage de vendas, entregar esse produto, gerenciar entregas e reclamações. É uma boa alternativa para quem está começando.

Pontos Fracos: você escreverá um monte de conteúdos para atrair sua audiência, inclusive sobre o produto que você está recomendando, mas no final sua audiência sairá do site para comprar um produto de outra pessoa ou empresa.

Algumas empresas e locais interessantes para ser um afiliado:

Amazon – a Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Você pode ser afiliado deles e indicar no seu blog alguns de seus milhares de produtos digitais ou físicos: livros, e-books ou Kindles.

Lomadee – plataforma que faz a ponte entre diversas empresas e publishers (como eles chamam). Eles tem como clientes empresas como: Saraiva, Drogaria São Paulo, Ri Happy, Mash, Nike.com, Ricardo Eletro, O Boticário, Centauro, L ‘occitane, entre outras.

Hotmart – plataforma com milhares de produtos digitais. Você pode ser afiliado de algum produto ou ser um produtor. Para ambos os casos é preciso cadastrar-se. Para ser afiliado, você precisa ir em “mercado”, buscar o segmento que te interesse, avaliar os produtos e pedir associação para o qual te interessar. Recentemente eles abriram um curso gratuito para que você aprenda mais sobre o mercado de afiliados.

    1.  Como ganhar dinheiro com blog – Venda de produtos

Você pode vender produtos físicos no seu blog. Para isso basta incluir um e-commerce. Desse modo você pode revender produtos ou vender algo que você faça como crochê, quadros, bijuterias e outros produtos.

A única limitação aqui é o quanto você é capaz de produzir e entregar caso você mesma faça.Entretanto, o mais interessante para vender no meu ponto de vista são os produtos digitais.

Um produto digital é um produto baseado no seu conhecimento que pode ajudar outra pessoa a resolver um problema que ela tenha. Por exemplo: você sabe jogar tênis muito bem, conhece tudo de matemática, sabe os macetes para passar no vestibular, conhece as técnicas para conquistar uma mulher ou um homem.

Todos esses conhecimentos são do interesse de um grupo de pessoas. Você pode vender esses conhecimentos a esses grupos através de cursos empacotados em vídeos, podcasts, e-books, clube de membros, etc.

O interessante dessa modalidade é que você fará o produto uma única vez, mas venderá o mesmo produto diversas vezes e de forma automática.

Blogs de nichos que vendem produtos (alguns exemplos):

      • Start mom blog – ajuda outras mães a começarem um blog para negócios. A Suzi, dona do blog, mostra como ela foi do zero aos 9 mil dólares com seu blog. Ela vende e-books, fotos e cursos.
      • Designista – oferece uma série de design pré-formatados que podem ser adaptados para sua marca ou site.  Tem um clube de membros que pagam para usar os serviços mensalmente.
      • Melyssa Griffin – adoro essa blogueira/ empreendedora. Ela dá dicas incríveis de como começar um negócio digital, como manter e como ganhar dinheiro com ele. Ela começou vendendo um e-book de 25 dólares e hoje vende entre outras coisas cursos digitais: usar o Pinterest para alavancar vendas, aumentar sua lista, etc. Hoje fatura mais do que 175 mil dólares por mês.
      • Carinhas – site/ blog do casal de designers Melina e Raphael. Eles fazem design e ilustrações fofíssimas por encomenda. Também vendem o livro “Marcas Apaixonantes”. No livro eles mostram como pequenas empresas podem criar marcas apaixonantes. Se você quer que sua marca seja percebida como confiável, valorosa, profissional, qualificada, estabelecida e competente, compre o livro deles. Capinha abaixo:

Pontos fortes: ter um produto para vender é a melhor forma de ganhar dinheiro com seu blog. O produto te torna um especialista naquela área, aumenta sua visibilidade, traz uma renda constante baseada em seus produtos, te ajuda a construir um empreendimento real com clientes que podem ser fidelizados e virem a comprar outros produtos. Essa modalidade é onde as pessoas realmente ganham dinheiro.

Pontos fracos: é preciso gastar um bom tempo analisando o mercado para validar o interesse pela compra do produto que você criará. Você também terá que gastar tempo e/ou dinheiro para desenvolvê-lo. E antes de lançar o produto, precisa ter uma lista de e-mails de pessoas que são fãs do que você fala e que tem probabilidade de comprar seu produto.

    1. Como ganhar dinheiro com blog – Google Adsense

      O Google Adsense nada mais é do que a propaganda do Google no seu blog.

Para começar você deve criar sua conta no Google Adsense e precisa esperar pela aprovação do Google.

Uma vez aprovado você pode começar a colocar os anúncios do Google no seu site.

Você terá que escolher entre os diversos tipos de anúncios que o Google oferece como banners, blocos de links e buscas.

O Google paga para o blogueiro um percentual dos cliques obtidos. Assim, quanto mais visitas, mais cliques.

E para atrair mais visitas e mais cliques é preciso produzir uma boa quantidade de conteúdo.

Eu particularmente não gosto dessa modalidade. Tanto que não tenho no meu blog. Na minha opinião, acho que polui muito além de deixar o blog pouco profissional. Mas existem relatos de várias pessoas ganhando muito dinheiro com o Adsense.

Caso queira aprender mais, eles oferecem um curso gratuitamente.

Pontos fortes: o Google é uma empresa sólida, com muita credibilidade e portanto você pode ficar tranquilo quanto ao pagamento.

Pontos fracos: você precisa ter um volume grande de visitas para ter um bom retorno. Quanto maior o número de visitas, maiores são as chances das pessoas clicarem nos anúncios e você ganhar uma comissão do Google. Outro inconveniente é que você está criando conteúdo, atraindo as pessoas para que eles cliquem em links que vão fazê-las sair do seu site e comprar de outra pessoa ou empresa.

  1. Como ganhar dinheiro com blog – Venda de serviços

A forma mais fácil de começar é vender serviços. Existe uma infinidade de serviços que podem ser oferecidos. Se você não sabe o que oferecer, uma ideia é pensar em quais serviços você oferecia ou oferece a seu empregador. Você é um contador? É um psicólogo e trabalhava na área de RH? Desenvolve sites? Cria conteúdos ou gerencia as mídias sociais de uma empresa? É um técnico de ar condicionado? Trabalha como professor em uma escola? Todas essas habilidades e muitas outras podem ser oferecidas através de um blog.

E o que oferecer? Vamos lá:

  • Contador – serviços de contabilidade para pequenas empresas.
  • Psicólogo – serviços de recolocação, atendimento por skype de questões pessoais, redirecionamento profissional.
  • Programador – serviços de criação de sites, criação de layouts digitais como banners, etc.
  • Gerente de mídias sociais – gerenciamento de mídias sociais de pequenas e médias empresas.
  • Técnico de ar condicionado – serviços locais para conserto do ar-condicionado, consultoria para compra e instalação de ar condicionado.
  • Professor de escola – aulas particulares online ou presenciais.

Essas são apenas algumas ideias. Existem milhares por aí: como fotógrafo você pode oferecer fotos prontas, serviços de fotografias mensais, serviços de fotografia por sessão, curso de fotografia, ser um tutor de quem quer aprender a tirar fotografias, etc.

Ao invés de oferecer algo que você tenha feito profissionalmente, você também pode oferecer ajuda em outras áreas que você gosta, mas não atuou profissionalmente.

Abaixo algumas ideias de serviços interessantes oferecidas por diversos blogs nacionais e internacionais:

Arquitetura – A Amanda e Camila são brasileiras que oferecem serviços de arquitetura virtual através do site Arquitetas Nômades.

Coach para Mulheres EmpreendedorasA Anna Frandsen oferece serviços de coaching para mulheres empreendedoras com 3 diferentes pacotes.

Serviços de design – No site The Crown Fox são oferecidos três tipos de pacotes de design para empreendedores digitais com valores e entregas diferenciadas de acordo com o perfil.

Bom, espero que esse post tenha lhe dado uma boa perspectiva sobre todas as possibilidades de como ganhar dinheiro com blog.

Se você tem um blog você usa alguma outra forma de “monetizar” (palavra esquisita, né?) o seu blog?

E se você não tem, o que achou das possibilidades? Ficou com alguma dúvida?

*Foto cedida por Ashley Create Things

Opt In Image
Sem Ideias para Começar Seu Negócio Online?
Baixe o Guia com 50 Ideias de Negócios de Sucesso e Inspire-se!!!

2 Comments

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.