Aprenda com Tim Ferris como trabalhar 4 horas por semana

Tim Ferris

By Olivier Ezratty [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Qualquer pessoa que viva uma vida dentro das suas possibilidades sofre de falta de imaginação.
Oscar Wilde, dramaturgo irlândes e novelista

Tim Ferris é o primeiro homenageado dessa seção inspiracional por uma razão muito especial: ele descobriu como viver a vida plenamente trabalhando 4 horas por semana.

Isso mesmo: trabalhar apenas 4 horas por semana. Parece inacreditável, não? Mas é a pura verdade.

E essa é a a essência da ideia do site Plano B. Fazer com que você seja capaz de continuar trabalhando, mas não se matando. Trabalhando, mas principalmente aproveitando a vida, porque ela passa rápido e hoje em dia não vale a pena esperar a aposentadoria para aproveitá-la.

Tim escreveu o livro: “Trabalhe 4 horas por semana” com base em sua própria história. Ele seguiu uma série de regras totalmente incomuns da maioria e criou uma nova vida. Ele era empreendedor e trabalhava mais de 90 horas  por semana sem tempo para família ou hobbies. Um dia decidiu viajar para a Europa por uma semana para ver o que aconteceria e descobriu que não só seus negócios, mas como sua vida melhoraram.

Depois disso (até hoje) vive aventuras pelo mundo participando de concursos de dança, tornando-se campeão chinês de kickboxing entre outras coisas, além de cuidar de seus negócios, que a propósito são milionários. Nada mal, não?

Mas como ele consegue fazer isso?

No livro ele mostra que as regras do senso comum da “vida real” são uma frágil coleção de ilusões reforçadas socialmente.

Ele mostra como ganhar dinheiro, mas ter uma vida mais prazerosa e com sentido agora e não num futuro incerto. Mostra como os considerados “novos ricos” são aqueles que abandonam o plano de vida padrão e criam estilos de vidas luxuosos no presente usando as moedas dos “novos ricos”: tempo e mobilidade.

Em seu livro, ele explica o processo passo a passo para que você possa se recriar e ter essa nova vida. Veja os principais pontos abaixo:

D de Definição – põe o senso comum de ponta-cabeça e introduz as regras e objetivos do novo jogo.

E de Eliminação – mata a noção obsoleta de gerenciamento do tempo de uma vez por todas.

A de Automação – coloca o fluxo do dinheiro no piloto automático usando a arbitragem geográfica, tercerização e não decisão.

L de Liberação  o manifesto da mobilidade global.

As 10 top regras para o sucesso de acordo com Tim Ferris:

  1. Tenha outros interesses – é importante ter outros interesses além do seu negócio para que você se mantenha constantemente motivado, caso um deles não esteja bem.
  2.  Invista no que você sabe ou recomendaria para você mesmo – essa atitude aumenta a probabilidade do seu sucesso.
  3. Aprenda a arte de expôr sua ideia – aprenda a contar sua história para ganhar dinheiro.
  4. Foque nos seus pontos fortes – entenda quais são seus pontos fortes e aprenda a delegar o resto.
  5. Seja capaz de vender – seja capaz de se comunicar bem, especialmente por escrito. Aprenda com quem sabe quais os gatilhos e truques de vendas. Não invente a roda. Tudo isso já existe. É só ir atrás.
  6. Idéias não valem nada – todo mundo pode ter idéias o dia todo. O importante é sua capacidade de executá-las. Seu sucesso será medido pela capacidade da quantidade de conversas desconfortáveis que você está disposto a ter.
  7. Pegue as coisas certas para fazer – em um negócio, o sucesso é medido por quão efetivamente você é capaz de pegar uma ou duas coisas que tem maiores prioridades. Sempre haverá alguma sedução para te distrair e focar em 20 coisas ao mesmo tempo. Foque em uma ou duas coisas e elimine ou delegue o resto.
  8. Seja pragmaticamente pessimista – você precisa definir todos os piores cenários em termos de perdas financeiras, perda de tempo, etc., ver o que você aprenderá com isso, caso aconteça e aceitar o risco antes de começar o negócio. Espere o melhor, mas prepare-se para o pior.
  9. Tenha uma métrica para focar – acompanhe métricas de seu negócio por dia ou semana (novos clientes, visitas no site, conversões, compras, etc.) com a intenção de melhorá-las. Não mais do que uma ou duas.
  10. Use as falhas para te ajudar – as falhas são apenas um feedback para ajuste de rota. O sucesso pode estar logo ali na esquina. Não desista.

Veja o vídeo inteiro aqui em inglês.

Vale a pena ler seu livro e acompanhar seu blog.

 

 

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.