11 conselhos de Stephen King para escrever melhor

Stephen King

Fonte da foto: Wikipedia

Stephen King publicou 57 romances. Todos best-sellers. Ele vendeu mais de 350 milhões de cópias dos seus livros.

De acordo com a Forbes, ele ganha aproximadamente 40 milhões de dólares por ano, o que faz dele um dos escritores mais ricos do mundo.

Assim posto, podemos dizer que ele escreve muito bem, de forma atrativa e faz com que as pessoas devorem seus livros, certo?

Não seria legal receber alguns conselhos desse escritor incrível para escrevermos melhor?

De todos os livros de horror que ele escreveu, eu li nenhum.

Sinceramente morro de medo de filmes e livros de terror. Sou super impressionável. Não durmo. Mas sei que esse é um gênero que muita gente gosta e que faz sucesso.

O livro que li dele e o de onde tirei esses conselhos transformadores para a escrita chama-se “Sobre a escrita, a arte em memórias”. Ele foi eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não-ficção.

Ele é ao mesmo tempo uma auto-biografia e o porquê e como ele escreve.

Stephen King

Livro “Sobre a escrita”

Veja abaixo as 11 pérolas do Stephen King que vão te ajudar a escrever melhor:

 

Stephen King

Ele escrevia e ainda escreve pelo prazer. É claro que a escrita paga suas contas e lhe dá acesso a diversos bens e serviços. Se você tem um blog, você deve também ter prazer em escrever consistentemente, mesmo que esse seja seu trabalho. Como um blog é um projeto de longo prazo, se você gosta de escrever, você conseguirá escrever de modo contínuo. Se esse não for seu caso, sempre há a opção de contratar um redator para seu blog. Muitas empresas e blogs profissionais fazem isso. Você também pode contar com convidados para escrever.

Stephen King citações

O leitor ideal que Stephen King fala no nosso caso é a persona ideal. Lembre-se sempre de escrever com essa pessoa em mente. O que você está escrevendo está resolvendo uma solução da sua persona, ajudando ela a se entreter ou fazendo com que ela tenha uma identificação. Sempre escreva tendo em foco seu leitor ideal, aquele que ficará apaixonado pelo seu blog.

Stephen King

Como conhecedores do tema que abordamos no nosso blog, é importante termos em mente que entendemos profundamente do que falamos, mas talvez o nosso leitor não. Seja culinária, moda, finanças, viagem ou outro assunto, é importante transferir o conhecimento de modo que seu leitor compreenda do que você fala. Procure facilitar a linguagem e seja o mais claro possível. Evite os jargões e se for necessário o uso, busque explicá-los.

Stephen King citações

Escrevemos para enriquecer a vida de outras pessoas, mas também para enriquecer nossas vidas. Através da escrita somos capazes de expressar a pessoa que só nos mesmas conseguimos ser, deixar a nossa marca no mundo, superar problemas, despertar nossas potencialidades. Lembre-se disso quando estiver desmotivado para escrever. Alguém que gosta de seu blog pode estar esperando seu próximo post. Deixar de escrevê-lo irá tornar a sua e a vida do seu leitor mais pobre.

Quando você não compartilha os seus dons com o mundo, você está roubando daqueles que mais precisam de você. Marie Forleo

Stephen King citações

Todo trabalho criativo é mais um ato de disciplina do que um ato de inspiração. Se você esperar a inspiração chegar para escrever o próximo post, pode ser que você passe semanas ou meses sem nada escrito e publicado. Aja proativamente. Crie listas de assuntos que sejam de interesse do seu público. No começo do blog, eu mal sabia sobre o que escrever. A partir que comecei o blog, vários assuntos e ideias foram surgindo. Mas hoje tenho muito mais assuntos listados do que tempo para escrever. Não espere por uma ideia genial. Corra atrás dela. Busque inspiração por todos os cantos e trabalhe nelas.

Stephen King citações

Essa história de não ter talento para escrever não é de toda verdade de acordo com Stephen King. Todo mundo tem algum talento para escrever ou contar histórias. Esse talento apenas precisa ser trabalhado. Quanto mais você escreve, melhor você fica.

Stephen King citações

Se o que você escreve no seu blog te traz alegria, você conseguirá fazer continuamente e de forma consistente. Ter paixão pela escrita é a melhor forma de melhorá-la.

Stephen King citações

Stephen King odeia advérbios. Se pensarmos bem, ele tem toda a razão. Advérbios empobrecem o texto. Eles são redundantes e desnecessários. Como bem diz esse artigo da Update or Die, advérbios são aqueles carinhas que transformam os verbos (e adjetivos), geralmente enfiando um “~mente” no final. Algo como “Ele leu o post rapidamente”. Evite ao máximo, já que de acordo com King esse é um recurso pobre do ponto de vista de estilo. Atenha-se ao que é mais simples.

Stephen King citações

Escrever muito e ler muito são as duas atividades que você deve fazer se quer ser um excelente escritor. Deixe a televisão de lado, o tempo perdido vagando nas redes sociais e comece a ler bons livros. Eles trazem novas perspectivas do mundo, melhoram e expandem o vocabulário, aguçam a imaginação, estimulam a criatividade, trazem referências de personagens e estilos de escrita que podem ser utilizados nos textos entre outros benefícios. Escreva muito também. O aprimoramento do seu texto depende disso.

Stephen King citações

Tem gente que escreve uma frase e já relê logo o que foi escrito. King recomenda que você escreva num único fluxo e edite depois. Escreva sem censura, o que lhe vem a cabeça, o que você sente necessário que seja escrito. Mas edite impiedosamente para que o texto tenha a melhor qualidade possível. Acho essa uma das melhores e mais preciosas dicas. Vejo muito texto na internet que parece ter sido publicado sem sequer uma segunda leitura. São erros de português, incoerências de texto entre outros problemas que poderiam ser facilmente solucionados.

Stephen King citações

Essa é uma dica importante e difícil (confesso) de ser seguida. Mas faz todo sentido. Assim como o exercício físico, quanto mais nos dedicamos a algo, melhor ficamos. Ter uma meta de escrita diária de palavras fará de você um melhor escritor mais rapidamente. Stephen King escreve diariamente faça chuva ou faça sol. Ele não deixa de escrever até que o livro esteja pronto. E faz isso todos  os dias. Por isso que ele é o Stephen King.

Espero que você tenha gostado das dicas do Stephen King e que elas te ajudem a escrever textos cada vez melhores.

Qual delas você gostou mais? Já aplica alguma delas?

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 16 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

33 Comments

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.