Aprenda com as resoluções anuais de Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg

Essa foto foi liberada sob a atribuição da licença 2.5 da Creative Commons.

Como todo mundo sabe, o ano aqui no Brasil só começa após o carnaval.

Assim, se você ainda não definiu suas resoluções para o ano de 2017, ainda dá tempo.

E que tal inspirar-se nas resoluções do dono do Facebook?

Todo ano, Mark Zuckerberg estabelece resoluções empolgantes e desafiadoras para si mesmo fora do trabalho do Facebook.

Suas resoluções tem servido para propósitos maiores do que ele mesmo.

Para 2017 ele resolveu visitar e encontrar pessoas em todos os Estados Unidos.

A ideia do desafio é sair e conversar com mais pessoas sobre como elas estão vivendo, trabalhando e pensando sobre o futuro, ele disse. “Meu trabalho é sobre conectar o mundo a dar todos uma voz. Eu quero pessoalmente ouvir mais dessas vozes ao longo desse ano”, disse Mark.

Em outros anos, ele também abraçou desafios que impactaram não só sua vida, mas sua empresa, família e comunidade ao redor.

Os desafios não aplicam-se somente a uma área de sua vida. Ele faz questão que os desafios o ajude de inúmeras maneiras.

Em 2010 aprendeu Mandarim, o que o ajudou a comunicar-se melhor nos negócios e aprender uma nova cultura, além de lidar com a questão de toda uma vida de aprender uma nova língua.

Quando desenvolveu uma tecnologia em AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial), ele usou as habilidades desenvolvidas para facilitar sua vida em casa.

 

Mark Zuckerberg

Vamos as lições que podemos aprender com as resoluções do Mark Zuckerberg:

  1.  Use a tecnologia para melhorar sua vida.

    Em 2016, Mark Zuckerberg tinha como tema do seu desafio “a invenção. Por isso, ele criou o “Jarvis”, um sistema de inteligência artificial para controlar sua casa. O sistema, inspirado pelo Homem de Ferro, foi criado por ele até dezembro de 2016. Jarvis pode controlar os aparelhos da casa, tocar músicas, reconhece rostos e até entretêm sua filha de dois anos. Veja no vídeo abaixo. Você não precisa necessariamente construir um robô, mas é legal desafiar-se a aprender tecnologias novas para usar em sua vida. Eu, por exemplo, estou aprendendo um pouco de programação. Isso com certeza me ajuda aqui no blog.

  2. After a year of coding, here's Jarvis.

    Publicado por Mark Zuckerberg em Terça, 20 de dezembro de 2016

  3. Eduque a si mesmo.

    Muitas pessoas depois que terminam a escola ou a faculdade dão por encerrada a missão de educar-se. Mas no mundo mutante e dinâmico de hoje é fundamental aprender coisas novas. Você não precisa viajar para o exterior para conhecer sobre cultura. Use os recursos ao seu redor para continuar sua educação. Em 2015, Mark Zuckerberg desafiou-se a ler um novo livro a cada semana para aprender mais sobre diferentes culturas, crenças, histórias e tecnologias. Veja todos os livros lidos.  “Os livros ajudam  a explorar completamente um tópico e mergulhar de modo mais profundo do que a maioria das mídias hoje em dia, disse ele num post do Facebook. Se como ele você também quer ler livros, mas não tem dinheiro para adquirir, existem as bibliotecas públicas. Além disso, o site Lelivros disponibiliza uma infinidade de livros para ler de graça online.

     

    Mark Zuckeberg

  4. Pratique gratidão

    Em 2014, Mark Zuckerberg desafiou-se a escrever manualmente ou por e-mail uma nota por dia agradecendo a alguém. De acordo com entrevista que ele deu ao site Bloomberg, isso é uma atitude importante para ele já que ele é uma pessoa muito crítica. Ser grato e apreciativo com as pessoas ao seu redor, sejam da sua equipe, família ou amigos, fará com que esses relacionamentos sejam fortalecidos. Além disso, a probabilidade é que as pessoas façam mais das atitudes apreciadas, trazendo um círculo positivo para sua vida.

  5. Encontre uma pessoa por dia fora do trabalho.

    Em 2013, a resolução de ano novo de Mark foi encontrar uma pessoa por dia fora do Facebook. Conforme falado no começo do artigo, para 2017 ele comprometeu-se de novo a encontrar novas pessoas, agora em outros estados do seu país.

  6. Preste atenção aos detalhes.

    Mark Zuckerberg começou a programar aos 10 anos de idade. Sendo assim, há de se pensar que ele não tem mais nada a aprender nessa área. Mas em 2012 seu desafio foi programar todos os dias. A ideia era conectar-se melhor com seus funcionários e entender o Facebook em nível granular.

  7. Faça sacrifícios.

    Em 2011, Mark publicou no Facebook “Meu desafio para 2011 é tornar-me um vegetariano e só comer carne se eu mesmo matar um animal. A razão para isso é que eu me sinto sortudo por ter uma vida maravilhosa. Eu gosto de comer carne e antes desse ano, eu comia quase todo dia. Para praticar a gratidão, eu quero estar mais conectado com a comida que eu como e os animais que dão suas vidas para comê-los”.

  8. Assuma alguma coisa intelectualmente desafiante.

    Em 2010, Mark Zuckerberg desafiou-se a aprender Mandarim. Sua intenção não era somente melhorar a comunicação com o mundo dos negócios, mas também comunicar-se com parentes da sua esposa que falam a língua. Ele demonstrou o comando da língua (uma das mais difíceis para aprender por quem fala inglês) na Universidade de Tsinghua em Beijing em 2015.

  9. Encontre modos únicos de motivar seus empregados ou pares.

    Em 2009, Zuckerberg decidiu que trocaria suas camisetas suadas por uma gravata. Durante a recessão que a maioria do mundo estava passando, incluindo os Estados Unidos, Zuckerberg usava uma gravata como símbolo. “As grandes companhias prosperam investindo mais pesadamente quando todos mais estão cortando durante uma recessão. Mas grandes empresas também fazem questão de certificar-se  de que são financeiramente fortes e sustentáveis. Meu laço da gravata era o símbolo de como um ano era sério e importante “, disse ele.

  10.  Texto baseado no artigo do Entrepreneur

     

    Opt In Image
    129 Ideias de Títulos Prontas para seu Blog
    Inscreva-se e receba o pdf com ideias prontas para guardar e adaptar ao seu blog

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.