Ideias para ganhar dinheiro com trabalhos freelancers

trabalhos freelancers

Ideias para ganhar dinheiro com trabalhos freelancers

Com a crescente popularização da internet, cada vez mais pessoas pensam na possibilidade de trabalhar em casa, o conhecido home office. Ou até mesmo complementar a renda com trabalhos freelancers nos horários livres.

Quem faz isso é chamado de freelancer, o profissional que trabalha por conta própria, em período integral ou 100% do tempo dedicado a isso. Nesse texto, vamos falar um pouco mais dessa área e dar dicas para quem quer ganhar dinheiro com trabalhos dessa forma.

Porque ser um freelancer?

Se você procura uma renda extra ou quer ter um trabalho mais flexível, ser dono do seu tempo e trabalhar em casa, ser freelancer é uma ótima ideia. Ou até mesmo se sua ideia é empreender, começar com trabalhos paralelos para ter renda é uma excelente alternativa.

Trabalhar em casa, com qualquer roupa e poder tirar férias ou tirar uma folga quando achar necessário são algumas vantagens interessantes.

Sem contar que também será possível ter ganhos muito maiores que em uma empresa, pois esse trabalho depende unicamente do seu esforço.

Como começar a ganhar dinheiro como freelancer

Se você não tem nenhuma experiência na área, mas quer começar, a melhor dica é procurar sites que são focados nesse tipo de profissional.

Plataformas como a 99freelas, Prolancer, Trampos.co e GetNinjas são algumas das opções.

Você se cadastra, fala sobre os trabalhos oferecidos, conta sua experiência e procura por trabalhos na sua área. Basicamente, você cria um portfólio interessante e procura oportunidades de trabalhos freelancers, entrando em contato diretamente com clientes interessados.

Para isso, o ideal é que você tenha um site ou blog apresentando seu portfólio. Além de expôr o trabalho, você pode atrair possíveis clientes com conteúdos educativos e interessantes a sua audiência.

Ter depoimentos de clientes satisfeitos também te ajuda a ter mais credibilidade e relevância.

Os links abaixo podem te ajudar com essa tarefa:

Como ganhar dinheiro com blog – As 5 melhores formas

Como otimizar seu site para aumentar sua audiência

Porque ter um site ou blog em WordPress

É muito importante ressaltar que se você quer viver 100% de freelas, a recomendação é se registrar como Micro Empreendedor Individual (MEI).

Assim você vai ter benefícios como um trabalhador, poderá emitir notas fiscais pelo seu trabalho, pagará o INSS e impostos normalmente, além de garantir mais credibilidade na hora de vender seu trabalho.

Caso você ainda esteja em uma empresa e fazendo esses trabalhos como um extra, isso não é indispensável. Mas para viver disso, é importante sim ser um MEI e se reconhecer como um microempreendedor.

Sites para encontrar trabalhos freelas

A quantidade de sites específicos para isso é bem grande.

Alguns são mais conhecidos, como o 99freelas e Workana. Designers, desenvolvedores web, redatores, fotógrafos, assistentes e programadores são alguns exemplos de profissões que tem um grande número de oportunidades nas plataformas.

Outro site interessante e bem popular é o Rock Content. Nele, redatores e revisores podem se inscrever para trabalhar dentro da plataforma. Eles oferecem treinamento e suporte aos freelancers.

Após o treinamento, você precisa passar em uma prova antes de começar a trabalhar. No post “35 cursos gratuitos para aprender marketing digital 2017”, você encontra o curso deles e outros 34 cursos grátis afiar suas habilidades em marketing.

Há também o VintePila, site onde você pode oferecer seu trabalho. Nele, você vai criar o serviço que quer vender e ele será oferecido em uma vitrine da plataforma. Pessoas que entrarem e estiverem interessadas, clicam e compram o serviço.

O site chama-se VintePila porque todos os serviços são oferecidos a partir de 20 reais. Ele é semelhante ao site Fiverr, que oferece serviços a partir de 5 dólares.

Apesar dos valores serem baixos, ele é uma vitrine interessante para apresentar seu trabalho e o cliente fazer uma degustação. Uma vez que ela tenha gostado, ela pode fechar trabalhos com valores maiores.

Desvantagens de ser freelancer

Assim como qualquer área ou decisão na vida, ser freelancer também tem suas desvantagens. Você precisa avaliar se para o seu caso é ou não uma boa ideia, mas estar ciente do que vai enfrentar.

Uma das principais e que mais causa medo para quem está iniciando é a instabilidade.

Freelancers não sabem quanto vão ganhar no final de cada mês. Pode ser possível ganhar muito mais, mas também podem ter meses em que você tenha menos trabalho e consequentemente ganhe menos dinheiro.

Com um bom planejamento para guardar o que ganhar a mais em um mês, por exemplo, já é possível controlar bem isso.

Benefícios trabalhistas também deixam de existir se você optar por viver 100% como freelancer. Você não terá mais férias, 13º, folgas remuneradas e FGTS.

Por isso é fundamental manter a organização todos os meses. Assim, com os ganhos extras dos trabalhos freelancers vai ser totalmente possível se programar para tirar umas férias ou não se preocupar tanto com a falta de dinheiro caso fique doente.

É totalmente possível trabalhar integralmente como freelancer, desde que você seja organizado e tenha um bom planejamento. Para iniciar na área, os sites citados são boas alternativas para encontrar trabalho.

Ter mais flexibilidade é uma excelente vantagem que cada vez mais pessoas estão buscando. É necessário você avaliar se é isso que quer para sua vida e, caso a resposta seja positiva, ir em busca disso.

E você, já trabalhou como freela? Tem a intenção de trabalhar? Quais as dificuldades você tem enfrentado para encontrar trabalhos freelancers?

Opt In Image
Inscreva-se e baixe o e-book.
São 16 páginas com dicas práticas para aumentar seu tráfego!

2 Comments

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.