Criar um blog? 25 razões do porquê você deveria ter um

criar um blog

Você vai se surpreender

Já foi o tempo que criar um blog era algo ligado somente a um passatempo ou a mero entretenimento.

Algo que você escrevia sobre um assunto que você gostava.

Hoje em dia é muito mais. Mas porque você deveria criar um blog?

Abaixo 25 razões para criar um blog:

  1. Melhora seu negócio offline.

    Se você tem um negócio físico como um restaurante, um petshop, uma loja de construção ou qualquer outra atividade, ter um blog ajuda a impulsionar os seus negócios. Empresas que tem um blog tem 97% mais links direcionados a seus sites. E ainda mais, ter um blog é a melhor estratégia de marketing para pequenas empresas. O custo é baixo para sua criação e manutenção. E tem um alto retorno (o marketing de conteúdo gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional). Através de uma estratégia de marketing de conteúdo, a empresa atrai clientes dentro do seu perfil, tem a chance de encantá-los e relacionar-se com eles em todas as etapas do processo de vendas.

  2. Aumenta sua capacidade de conseguir uma nova oportunidade profissional.

    Ter um blog torna visível sua capacidade profissional e seus conhecimentos. A oportunidade pode ser um novo emprego ou um trabalho autônomo como uma consultoria. Neil Patel, consegue com seu blog, ser contratado para realizar consultorias para gigantes como: Amazon, Microsoft, HP, GM, TechCrunch. Ele cobra em média 5 mil dólares a hora para algumas dessas consultorias.

    Se você tem algum assunto que você entende ou gosta muito, criar um blog vai te ajudar a saber ainda mais sobre esse assunto. Para ajudar sua audiência você passará a pesquisar bastante e aumentará seus conhecimentos a respeito. E que por consequência poderá ter a oportunidade de conseguir uma consultoria.

  3. Faz você ganhar dinheiro.

    Existe uma série de formas de ganhar dinheiro com seu blog: posts patrocinados, mercado de afiliados, venda de produtos físicos e digitais, serviços, consultoria entre outras. Criar conteúdos de qualidade sobre um determinado assunto e desenvolver uma audiência ao seu redor faz com que muitos blogs ganhem de milhares a milhões de reais. Farei um post mais detalhado sobre esse assunto.

  4. Ajuda a adquirir novas habilidades valiosas.

    Desde que comecei a ter esse blog profissionalmente aprendi mais coisas do que em 20 anos trabalhando em empresas. Aqui vai uma série delas: a instalar blogs em WordPress.org e a personalizá-los (já fiz 5 deles), a entender um pouquinho de programação (bem pouco por enquanto), a fazer o design para o blog e para os posts das mídias sociais, a aumentar o tráfego do meu site com diversas técnicas. Continuo aprendendo como ser melhor nas redes sociais, como desenvolver um e-book, como dar cursos, como a ganhar dinheiro pela Internet. Aprendi como escrever melhor, como interagir com minha audiência e como me relacionar. E tudo isso é muito valioso já que você pode ganhar dinheiro ensinando algumas delas ou prestando serviços.

  5. Permite que você ajude outras pessoas.

    Se você defende a causa da igualdade entre os gêneros, a salvação da Amazônia, a volta dos discos de vinil, a vida num retiro especial ou qualquer outra causa, ter um blog é a melhor maneira de divulgar suas ideias e criar uma comunidade ao redor dela.

    Qualquer que seja a sua causa ou o que te interesse (mulheres que amam demais, ping pong, ter um negócio criando filhos em casa ou marketing como eu) você pode começar um blog e ajudar outras pessoas com seus conhecimentos. A satisfação em ter ajudado alguém é grande. Sempre fico feliz quando alguém publica no Face um  coração (dizendo que amou meu conteúdo) ou agradece a informação postada. Por menor que seja, sei que fui capaz de impactar algumas vidas.

  6. Te dá a oportunidade de fazer as suas próprias regras.

    Ter um blog é ter um espaço aonde você faz as suas próprias regras. Por hobbie ou desenvolvendo um negócio, as regras no blog são suas. Você pode ter um blog só com textos, com fotos, com vídeos, com tudo junto. Pode ou não oferecer itens para vender. Pode ou não oferecer serviços. Pode oferecer um consultoria por skype. Oferecer material para baixar, inspiração para a vida ou conselhos. Falar mal da política. É um espaço aonde você faz suas próprias regras de acordo com seus interesses e metas. Quem manda é você.

  7. Aumenta sua auto-confiança.

    Manter um blog é um projeto bastante desafiador. Especialmente se for para negócios, você tem algumas metas para alcançar. Precisa agir profissionalmente e ganhar dinheiro. Mostrar consistência em suas ações. Publicar ideias e opiniões. Corre o risco de ser criticado, mas enfrentar isso com coragem aumenta sua confiança em si mesmo e na sua capacidade. Quase morri de angústia com um dos primeiros textos que publiquei. Levei pelo menos 12 horas escrevendo e ilustrando o artigo, mas só conseguia imaginar as pessoas me criticando e falando quem era eu para publicar aquilo. No dia da publicação tive em média 100 acessos ao dia. Eu que usava antes uma hospedagem gratuita, tive várias quedas pela quantidade de acessos. Isso me mostrou que eu estava no caminho certo e aumentou minha confiança em continuar com o meu negócio.

  8. Faz com que você se destaque.

    99% das pessoas apenas consomem conteúdo. Elas passam o dia inteiro no Facebook, Twitter, nos sites e em buscas no Google consumindo conteúdos que outras pessoas e empresas produziram. A maioria das pessoas assiste a vida sendo construída por outras pessoas. Se você criar conteúdos interessantes e de qualidade você passará para a fatia dos 1% e se destacará perante ao resto do mundo.

  9. Desenvolve sua criatividade.

    Criar e manter um blog te ajuda a ser mais criativo. Você é obrigado a criar recursos aonde existe apenas um espaço em branco. Uma ideia de texto para escrever, um discurso coerente, recursos visuais atraentes, produtos que interessam a seu público. Você é obrigado a imaginar e criar livremente do zero, sem restrições e normas. E acaba por oferecer uma experiência única, baseada nos seus talentos.

  10. Ajuda a construir um legado.

    Você já deve ter ouvido falar que todo mundo antes de morrer deveria plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro. Você pode não conseguir nenhuma dessas coisas, mas ter um blog te dá a capacidade de deixar suas ideias registradas para a eternidade ou pelo menos por um longo tempo. Minha mãe faleceu em 2011, mas ela tinha um blog que existe até hoje. No blog ela falava sobre política. Apesar de estarmos em 2017, a política de lá para cá não mudou tanto assim. E seu blog deve inspirar muitas pessoas ainda.

  11. Reforça sua persistência.

    Mais do que tudo, ter um blog é um ato de persistência. E mantê-lo faz com que você reforce ainda mais esse ato de persistência. No começo, o blog é lido por muito poucas pessoas e exige que o dono do blog se esforce muito para divulgá-lo e ainda assim ter poucos leitores. Com o tempo, o blog toma forma, vai conquistando uma audiência e ainda mais, vai rankeando no Google por conta do SEO. Mas para isso é preciso muita persistência, já que o rankeamento demora em torno de 6 meses para você ver um fluxo de pessoas vindo ao seu blog de modo orgânico.

  12. Ajuda a lidar com problemas pessoais.

    Blogar (como é conhecido) é uma ótima terapia para lidar com problemas pessoais. Cristiana Guerra é uma publicitária mineira que ficou muito famosa com seu blog. Seu marido morreu 2 meses antes de seu filho nascer. Para lidar ao mesmo tempo com a imensa dor da perda e com a felicidade de ter um filho, ela criou o blog Para Francisco. Nas suas próprias palavras: Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasce este blog. Tentando entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe que, no caso, sou eu. Muitos questionamentos. Muitos raciocínios. Muito aprendizado. E uma pressa em falar para o Francisco sobre seu pai, sobre o mundo e sobre mim mesma (só por garantia). 

  13. Permite com que você documente sua vida.

    Com um blog você pode contar as histórias da sua vida, algo que ninguém mais pode fazer por você. Você pode inspirar outras pessoas que estejam na mesma jornada. E em alguns anos pode ver pelo o que passou e o quanto progrediu.

  14. Traz liberdade.

    Você pode escrever seu blog em qualquer lugar do mundo. Tudo o que você precisa basicamente é de um computador e de uma conexão a internet. Você não está limitado por um espaço geográfico e não precisa de uma equipe para levar seu blog adiante. O site Nômades Digitais exibe milhares de histórias de pessoas que viajam o mundo e trabalham pelo computador. Eles oferecem um curso sobre como ser uma dessas pessoas. Eu fiz o curso e recomendo muito se você como eu foi tomada pelo bicho carpinteiro.

  15. Te ajuda a promover sua arte ou hobby.

    Quer você tenha como hobby jogar xadrez, a arte da enologia, ler histórias em quadrinhos, colecionar selos ou bolinhas de gude, cantar, pintar ou alguma outra atividade, ter um blog te ajuda a promovê-lo. O blog da cantora e compositora Amanda Palmer ajudou com que ela se conectasse com as pessoas e conseguisse arrecadar mais de 1 milhão de dólares para lançar o próximo álbum da sua banda. Ela foi convidada a falar de sua experiência num TED Talk.

  16. Traz felicidade.

    Ter um blog é uma atividade que traz felicidade. Saber que eu fui capaz de ajudar as pessoas. Dar uma palavra de incentivo, de esperança, informações que puderam ajudar ou transformar a vida das pessoas é algo bastante satisfatório. Quando alguém comenta, partilha ou dá like num post meu, eu sei que fui capaz de mesmo que um pouco de tocar uma vida. É um sentimento de direção e propósito que você só tem com atividades que você se doa generosamente. Muitos outros blogueiros relatam esse mesmo sentimento.

  17. Ajuda a construir credibilidade.

    Seja você é uma pessoa procurando emprego, um investidor procurando por financiadores, um profissional buscando clientes ou até mesmo uma organização não-governamental procurando parceiros, apoiadores e voluntários, ter um blog é a melhor forma de construir sua credibilidade. Escrever e partilhar conhecimentos sobre um determinado assunto de uma maneira só sua e de acordo com sua personalidade te ajuda a conquistar a confiança das pessoas e a se estabelecer como um especialista na área.

  18. Traz foco e disciplina.

    Ter um blog com uma audiência engajada não é fácil. Você precisa trazer conteúdo (escrito, vídeo, gráficos, etc.) com consistência. Divulgar seus posts constantemente. Aprender novas estratégias para engajar seus leitores. Manter um relacionamento com eles entre outras atividades. Tudo isso dá trabalho e bastante. Para que você consiga seguir adiante é preciso ter foco (quais assuntos tratar, quando publicar, quais outras atividades fazer e quando) e disciplina para manter isso ao longo do tempo.

  19. Te ajuda a ser publicado.

    Criar um blog e fazê-lo crescer ao redor de uma audiência te dá a chance de ter um livro publicado. Muitas pessoas sonham em escrever um livro e ter o livro publicado. Além da publicação do livro físico, você pode ter um livro auto-publicado (Amazon). Mas isso não quer dizer que seu livro será comprado e lido. Se você ainda não é um autor conhecido, ter um blog te ajuda a ter seguidores que acompanham seu trabalho. Você pode publicar trechos do seu livro e interagir com seu público para ver como ele reage. Desse modo, você ajusta os textos antes da publicação final. As coaches Paula Abreu e Rafaela Cappai publicaram livros após terem construído o blog com uma comunidade fiel de leitores e fãs.

  20. Te ajuda a influenciar políticas públicas.

    Essa história mostra como duas crianças de 9 e 13 anos (uma brasileira e uma escocesa) criaram um blog para expôr as condições deploráveis de suas escolas e conseguiram com isso mobilizar políticas públicas. Seja qual for a sua idade, você também pode com seu blog impactar seu país, cidade ou mesmo sua escola.

  21. Não precisa de conhecimento prévio para criar um blog.

    Criar um blog é uma atividade que não depende de conhecimentos prévios. Qualquer que seja a plataforma escolhida, você não precisa entender de html ou programação. As plataformas grátis são bastante intuitivas e todas tem um tutorial que ajuda. A única um pouco mais complexa é a WordPress.org, mas fique tranquilo, farei um post com o passo a passo sobre como ter um blog em WordPress.org.

  22. Te possibilita fazer novas amizades.

    Ter um blog, especialmente para negócios, faz você buscar as melhores alternativas para vê-lo crescer. Você quer aumentar sua audiência,  quer que seus textos sejam lidos e compartilhados. Assim, você acaba por buscar outras comunidades envolvidas nessa mesma atividade e faz novas amizades. Desde que comecei com meu blog, já fiz amizades com pessoas do Brasil e exterior. Seja para dividirmos nossas experiências, seja para cooperarmos entre nós (duas blogueiras americanas me deram entrevistas). Você pode ver aqui e aqui.

  23. Te torna um (a) melhor pesquisador(a).

    Na maioria das vezes para escrever os posts é preciso trazer outras referências, complementar com exemplos, encontrar informações confiáveis, inspirar-se em outras fontes. Ou seja é preciso pesquisar pela Internet. Essa pratica constante faz com que você você aprenda a separar o joio do trigo. Você começa a ter melhores critérios e a se tornar um melhor pesquisador.

  24. Criar um blog é grátis ou acessível.

    Criar um  blog é uma atividade gratuita ou de baixíssimo custo. Se for para lazer, você pode começar hoje um blog  sem gastar nada nas mais diversas plataformas:  Blogger, WordPress.com Tumblr são algumas opções. Criar um blog para negócios é totalmente acessível. Os dois principais gastos são com a compra do domínio (que está em torno de R$40,00/ao ano) e a hospedagem do WordPress.org que custa a partir de R$29,00/mês (no WPEngine) que é o que eu uso nesse site e recomendo.

  25. Melhora sua expressão verbal e escrita.

    Escrever nada mais é do que passar uma ideia de uma mente (aqui no caso a minha) para outra mente (a sua), como diz Neville Medhora. Apesar do conceito ser simples, a escrita não é. Para escrever bem é preciso ter clareza de qual mensagem queremos passar, qual a melhor forma de escrever e defender tal ponto, como vamos desenvolver a ideia e finalizá-la. Além de escrever corretamente e revisar tudo isso. Ter um blog faz com que a escrita melhore com a prática diária ou semanal. De acordo com Stephen King, a maestria da escrita se dá com a prática. Em seu livro “Sobre a Escrita – a arte em memórias” ele fala como ele uma vez ficou semanas sem escrever por conta de um acidente e como quando ele voltou as palavras voltaram a fluir novamente.

    Aqui estão as 25 razões para criar um blog. Tenho certeza que criar um blog traz muitos benefícios. Espero que que algumas delas tenha lhe entusiasmado. E caso você já tenha um blog, do que você mais gosta? Se identificou com as questões acima? Identificou algum outro benefício que eu não tenha mencionado?

 

 

 

Opt In Image
Sem Ideias para Começar Seu Negócio Online?
Baixe o Guia com 50 Ideias de Negócios de Sucesso e Inspire-se!!!

2 Comments

Deixe uma resposta

Quer ir direito ao ponto? Experimente a consultoria.Saiba Mais.
+ +

Receba mais coisas como essas
no seu e-mail

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba materiais interessantes e atualizações na sua caixa de e-mails.

Obrigada por inscrever-se.

Alguma coisa deu errado.